Política

Partido de JHC quer atrair mais vereadores em Maceió

Parlamentares como Chico Filho e Luciano Marinho estão encaminhados ao PL, que pretende formar maior bancada na Câmara da capital

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 16/03/2024 08h55 - Atualizado em 16/03/2024 08h58
Partido de JHC quer atrair mais vereadores em Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, tem agido para conseguir filiar mais vereadores ao PL para obter mais apoio na Câmara, bem como em sua reeleição - Foto: Edilson Omena

O prefeito de Maceió, JHC, mantém a estratégia política de seguir atraindo vereadores para se filiar ao Partido Liberal (PL). A intenção é garantir, ainda este ano, uma forte bancada de apoio na Câmara, e pavimentar um caminho mais tranquilo para a reeleição dos parlamentares. Na última semana, por exemplo, o vereador e líder do gestor na Casa, Chico Filho confirmou à Tribuna que irá se filiar à legenda, deixando assim o MDB.

Para o presidente do PL em Maceió, Ivan Carvalho, as articulações continuam e a sigla está em fase avançada de montagem de chapada e filiação de pré-candidatos, inclusive aqueles que se encontram em exercício de mandato. “A ideia é que esse número - e nomes - seja definitivo nos próximos dias”.

De acordo com Ivan Carvalho, que também é secretário de Governo na gestão JHC, é preciso que o partido tenha uma bancada robusta e contribua diretamente com a administração municipal.

“A intenção é, ainda nesta legislatura, criar uma bancada robusta e construir uma chapa que permita a formação de uma bancada dilatada de sustentação naquilo que desejamos seja o segundo mandato do prefeito JHC, que é também o presidente estadual da sigla”, continuou o presidente do PL.

Em entrevista à Tribuna na última semana, o vereador Chico Filho confirmou que deixa o MDB e se filia ao PL para continuar apoiando a gestão de JHC e tentar o seu quarto mandato na Câmara. “Temos na Câmara um grupo forte de vereadores na base de sustentação do prefeito. O PL hoje é um dos maiores partidos da República e JHC faz parte dele. Vamos trabalhar o partido na cidade de Maceió”, afirmou Chico Filho durante a entrevista.

O vereador citou o presidente da Câmara Neto (MDB), Marcelo Palmeira (PSC), Luciano Marinho (MDB), além de outros, que devem seguir para o partido de JHC e fortalecer sua campanha para a reeleição em 2024.

Entre os vereadores que estão no PL estão Siderlane, Cléber Costa, Leonardo Dias e Luciano Marinho, que também deixou o MDB este ano. Outro nome que deve confirmar a ida para o PL é Eduardo Canuto, que atualmente faz parte do Partido Verde (PV), que é oposição de JHC.

SITUAÇÃO NA CÂMARA

O prefeito de Maceió, JHC, continua numa situação bastante confortável na Câmara de Vereadores. Com uma bancada robusta de apoio, a maioria dos projetos de lei e iniciativas encaminhadas pelo gestor, os vereadores conseguem aprovar as pautas sem qualquer dificuldade.

O MDB, partido presidido em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, ainda está com maioria no parlamento, mas grande parte da bancada está ao lado de JHC. É o caso dos vereadores Galba Netto, que preside a Casa, Chico Filho, Brivaldo Marques, Olívia Tenório e Silvania Barbosa.

Outro partido que pretende ampliar seus integrantes na Câmara é o Progressistas, de Arthur Lira. O presidente da Câmara dos Deputados também apoia a reeleição de JHC, e nos bastidores, tem atuado para indicar o vice na chapa.

Outro aliado que pretende formar uma chapa forte para vereador é o Podemos, que é presidido no Estado pelo senador Rodrigo Cunha. O parlamentar já deixou claro que a legenda precisa eleger vereadores para se fortalecer. Rodrigo Cunha também é aliado do prefeito de Maceió, JHC.

OPOSIÇÃO

Em paralelo a esta articulação dos aliados de JHC, está em andamento a estratégia do MDB em tentar eleger, novamente, a maior bancada de vereadores. Outros partidos de oposição, a exemplo do PSD, PV e PT também se articulam neste sentido.

Os vereadores filiados a estas legendas têm sido os mais críticos à gestão de JHC, sobretudo por conta do acordo firmado entre o Município com a mineradora Braskem, responsável pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.