Política

Advogados se mobilizam para dar voz à classe com a eleição na OAB

Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) realiza pleito este ano e classe já realiza discussões sobre o tema

Por Valdete Calheiros - colaboradora 26/02/2024 18h02
Advogados se mobilizam para dar voz à classe com a eleição na OAB
Advogado Marcos Soares - Foto: Divulgação

Um seleto grupo de advogados esteve reunido, nesse final de semana, para discutir sobre as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), que acontecem este ano.

Nomes como Lavínia Cavalcanti, Marcos Soares, Raimundo Palmeira, Fernando Maciel, Sergio Coutinho dos Santos e Anne Caroline Fidelis, presidente da Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas (Amada) estiveram presentes ao encontro e colocaram seus nomes à disposição da classe para representar a Ordem.

O advogado Marcos Soares é um dos que encabeça o Movimento Voz para Todos e Todas por entender que a falta de renovação de líderes dentro da instituição OAB é prejudicial à classe, tendo em vista que as ideias são as mesmas, o projeto não se renova e o que era realidade em um tempo agora já não é mais.

“O momento político mudou, vivemos momentos muito instáveis nos últimos dez anos. A OAB tem que se envolver mais e fortalecer ainda mais a democracia, não vejo isso dentro do projeto da OAB atual, também não vejo dentro do projeto atual da OAB a valorização da classe como prioridade. Entendo que as prerrogativas do advogado em sua atuação, é o principal norte a ser atingido”, destacou o advogado.

De acordo com Marcos Soares, sua proposta, enquanto representante de um grupo maior, é dar voz aos advogados que estão sem direito a ela. “Os advogados precisam de renovação e não se faz renovação com representantes há uma década comandando uma instituição. Desta forma, sinceramente, não tem como haver novos projetos e uma renovação benéfica para a classe”, assegurou.

A OAB precisa, na avaliação de Marcos Soares, lutar coletivamente pela classe, sem exclusão de novas ideias ou pessoas para que a classe saia do desânimo em que se encontra.

O advogado Marcos Soares é visto, junto ao nome de Lavínia Cavalcanti, como um grande representante dos advogados e advogadas alagoanas. “Será uma honra compor com Lavínia. Eu não fugiria jamais a essa missão” adiantou.

Os nomes de Lavínia Cavalcanti e Marcos Soares estão ganhando, cada vez mais força, entre os advogados para enfrentar o bloco que caminha com vistas à reeleição de Vagner Paes. Lavínia foi candidata à vaga do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em 2022.

O nome de Vagner Paes para a reeleição esbarra em uma espécie de acordo de cavalheiros firmado na OAB pela não reeleição presidencial. O saudoso Omar Coelho, falecido em maio do ano passado, foi o último presidente a cumprir dois mandatos consecutivos.

O advogado Marcos Antônio Cavalcante Soares, atua há 15 anos na advocacia em Alagoas e acumula, ao longo desse tempo, histórias e experiências bem sucedidas as quais como advogado de defesa esteve em diversas em ações penais, inquéritos policiais e inúmeros procedimentos criminais.

Marcos Soares atua também nas áreas trabalhista, previdenciária, cível, tributária e família. O profissional empresta seu nome a um escritório, cuja banca (SSM Advogados Associados) é formada por profissionais especializados em cada uma das áreas.

A OAB/AL tem 14.660 advogados inscritos.