Política

PV decide não dar legenda para candidatura de três vereadores de Maceió

Deputado e presidente do partido, Silvio Camelo cita as incompatibilidades dos parlamentares com a federação

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 20/01/2024 10h22 - Atualizado em 20/01/2024 10h53
PV decide não dar legenda para candidatura de três vereadores de Maceió
Silvio Camelo ressalta que a federação apoia o governo Paulo Dantas e o mandato do presidente Lula, do PT - Foto: Ascom ALE

As diferenças ideológicas entre os vereadores do Partido Verde (PV) e a Federação Brasil da Esperança, na qual o PV está junto com o Partido dos Trabalhadores (PT), chegam ao limite nas eleições municipais deste ano. Em reunião realizada na última semana, o presidente do PV, o deputado estadual Silvio Camelo anunciou que o partido não vai ceder a legenda para a candidatura de nenhum dos seus atuais vereadores em Maceió.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Maceió tem três representantes do Partido Verde. Gaby Ronalsa, que já declarou ano passado que não pretende concorrer, Cau Moreira e Eduardo Canuto. Os parlamentares, segundo ele, já teriam sido informados. À Tribuna Independente, o parlamentar justifica a decisão com argumentos de que os vereadores precisam estar alinhados com a atual política que o Partido Verde segue.

“Primeiro que são bolsonaristas. Uma pessoa que no 7 de setembro manda a população vestir preto, não faz sentido”, disse ele. Estar ao lado de JHC também é um problema. “É incoerente, como é que vai apoiar o governador Paulo Dantas [MDB] e estar junto com seu adversário?”.

Ressaltando que os nomes serão apresentados, o deputado estadual garante que a chapa já está fechada. “Dia 1° de fevereiro anunciaremos os nomes, quem não estiver na lista sinta-se à vontade para procurar outra legenda. Nada contra, o partido não tem interesse em expor ninguém, mas como eu defendo o CSA batendo tambor para o CRB? Sairemos no Pinto da Madrugada [bloco carnavalesco] com os nossos candidatos”.

À Tribuna, o vereador Eduardo Canuto disse que ainda não foi informado da decisão do PV. “A princípio, não foi nada discutido com o presidente do meu partido, eu fui notificado apenas por um posicionamento político. Dentro da atuação parlamentar, me enquadro ao PV”.

Tanto Canuto quanto Silvio Camelo, ressaltam que tem uma boa relação pessoal e que não há indícios de animosidade em uma possível separação política. “Tenho excelente relação com o PV, mas não com a Federação. Tenho uma boa relação pessoal com Silvio, fomos vereadores juntos, uma relação de amizade e cumplicidade”, disse Canuto.

O vereador não quis dar uma palavra final sobre sair do partido antes de conversar com o partido, mas ficou claro que deve procurar outro caminho para tentar reeleição. “Sigo ao lado do prefeito JHC, sem dúvida”.

Silvio Camelo declara que a prioridade atual do partido são as alianças, e que respeita a trajetória de Eduardo Canuto. “Eu entendo que ele não saiu antes porque seria prejudicado. Mas nós apoiamos o presidente Lula e o governador Paulo Dantas, então quem não concorda com esse apoio não cabe na nossa chapa”.

A chapa da federação, que além do PV traz PT e PCdoB, deve ter 35 pré-candidatos. Marcelo Nascimento, presidente do PT Maceió, conta que a reunião foi um momento importante que cada legenda apresentou seus candidatos, e que estão fazendo ajustes para a apresentação.

“São muitos nomes, de vários segmentos da sociedade, e tem até time reserva. Vamos fazer ajustes para apresentar. A tarefa agora é ajustar às exigências da lei eleitoral, tanto das cotas de gênero quanto sobre a situação eleitoral desses candidatos”.

Sobre os ruídos do partido com Dr. Valmir, atual vereador do PT, Nascimento garante que não há problemas e que ele será candidato pelo partido. “Valmir assinou a CEI da Braskem, seguiu a recomendação, não tem nenhum problema em sua atuação. Vai tentar reeleição com o apoio do partido”.

O partido foi quem mais apresentou nomes para a chapa da federação. Enquanto o PCdoB apresentou 3 candidatos e o PV terá 13, o PT vem com Valmir, Judson Cabral, Basile, Marcelo Nascimento, Paulo Sérgio, Professor Luizinho, Professor Cassio, Elida Miranda, Alessandra Costa, Paula Leite, Rosivânia Nascimento, Siloane, Sirlene.

Em relação à candidatura majoritária, o tema teria sido pouco explorado na reunião. Após a desistência de Ronaldo Medeiros estão avaliando o caminho. O PT garante que terá candidatura majoritária, Camelo afirma que há possibilidade ou de ter candidatura dentro da federação, ou de apoiar o nome apresentado pelo governador Paulo Dantas.