Política
Primeira Creche Cria gerida pelo governo de Alagoas é entregue em Maceió
Atualmente 10 mil crianças estão fora de creche na capital por falta de vagas

A primeira Creche Cria gerida pelo Governo de Alagoas foi entregue em Maceió com recursos próprios. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) no Parque Linear da Grota do Cigano, na Mangabeiras. Esta é a 52ª Creche Cria do estado, mais duas serão entregues em breve no Benedito Bentes. Atualmente 10 mil crianças estão fora da creche na capital por falta de vagas
Construído com recursos do programa Criança Alagoana (CRIA), o Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso vai atender crianças entre três e cinco anos de idade e possui uma estrutura que conta com pátio coberto, horta, jardim, playground, circulação, acesso coberto, hall, castelo d’água, estacionamento e jardim, além do pátio descoberto. O espaço será gerido pelo Estado, numa iniciativa inédita, uma vez que a Educação Infantil é, primordialmente, atribuição dos municípios.
De acordo com o governador Paulo Dantas, esta é a primeira Creche Cria a ser aplicada pelo governo de Alagoas. “Aqui em Maceió nós temos essa particularidade, onde o governo vai fazer a gestão da creche, e toda a população sabe que a obrigação de fazer a gestão das creches, é das prefeituras. Todos os municípios aceitaram e receberam com muito carinho a creche Cria, mas aqui em Maceió foi diferente, mas mesmo assim como é a nossa prioridade crianças de 0 a 6 anos daqui da capital terão esse acesso com todas as condições estruturantes, do ponto de vista pedagógico, alimentar, nutricional, para atender com muito carinho e amor às nossas crianças”, enfatizou.

Paulo Dantas também destacou que o Governo do Estado quer os jovens bem educados, com toda a capacidade de conhecimento e cognitiva. “Vamos fazer também a gestão das duas Creches Crias no Benedito Bentes com previsão de entrega no primeiro trimestre, porque aqui nós temos quase 10 mil crianças precisando de vaga de creche e a gente fica impactado, porque vocês podem ter certeza que essa creche aqui, ela é muito mais moderna, ela é muito mais qualificada do que todas as creches que é administrada pela prefeitura de Maceió”.
“Essas duas creches vão proporcionar mais cem empregos, porque cada creche dessa tem capacidade para duzentas crianças, gerando também cinquenta empregos para os profissionais de educação.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, salientou que o Estado tem interesse em fazer 20 creches para a Prefeitura de Maceió administrar e Maceió é a cidade que mais tem alunos fora da creche entre todas as capitais do Brasil. “Então não tinha nenhum sentido criar esse problema e determinar que o próprio Estado assuma, o correto era a Prefeitura assumir e o Estado construir as creches para ajudar, mas a Prefeitura não quis assumir e o governador Paulo Dantas tomou uma decisão inovadora no país e vai ser o primeiro Estado brasileiro a administrar creches”, desabafou.

“Isso é uma alegria por um lado pela decisão do governador, mas por outro uma tristeza porque certamente muitas crianças precisam de creches em Alagoas, em Maceió e o correto é a Prefeitura fazer a administração porque é a Prefeitura que recebe os recursos federais para tanto. Então a gente espera que isso seja revisto para que o Estado possa ajudar construindo creches como essa excelentes, com uma infraestrutura muito boa para reduzir a falta de vagas em creches na nossa capital, que é uma coisa que marca negativamente Maceió”, reforçou Renan Filho.
O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT) considerou a maturidade política de Paulo Dantas de ser sensível às necessidades mesmo sabendo que o correto é cada um fazer a sua parte. “O município dá um terreno e o governo faz as creches, o governo faz as creches e o município pela Constituição é quem toma conta da creche, então imagine que é um equívoco, mas mesmo assim o governo fez a creche e vai assumir sua gestão”, pontuou.
A gerente de Educação do Secria, Márcia Susana Gonçalves, explicou que esta é a 52ª Creches Cria em Alagoas, unidade educacional específica para a primeira infância. São 51 unidades em 49 municípios.

Segundo ela, as atividades com as crianças terão início no dia 17 de fevereiro com atividades educacionais com equipamento para atendimento de crianças de 0 a 5 anos em dois turnos, cada um de quatro horas.
“Então temos um grupo de crianças a ser atendido no turno da manhã e um outro grupo à tarde. Aqui o atendimento para bebês e crianças requer toda uma atividade pedagógica, nutricional, de acompanhamento de uma equipe multiprofissional, inclusive, para garantir a efetivação desse direito da criança e do bebê com qualidade, mas também para os profissionais. Então teremos profissionais, pedagogos, nutricionistas, dentre outros, para atender toda a diversidade e a necessidade de cada bebê e de cada criança de ser atendido aqui. Estamos com uma equipe sendo constituída, essa unidade já tem uma equipe gestora que já está atuando desde o início das matrículas, que começaram na primeira etapa e ocorreu semana passada, e amanhã terá continuidade com essa segunda etapa com as matrículas e vagas que ainda existem.
“Temos algumas vagas para crianças de 4, 5, 3 anos. E vamos abrir para crianças de dois anos e menores de um ano. A prioritariamente é para as famílias que moram aqui no entorno da unidade, pensando no deslocamento dessa criança, para que esses responsáveis, os pais e as mães, possam se deslocar diariamente com esses bebês. O transporte, ele é muito específico então, nesse primeiro ano, o Estado está fazendo esse chamamento e também pela demanda, que a gente já fez um estudo de demanda aqui na comunidade, próxima ao Parque Linear, que ela é grande”, detalhou.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL