Política
MDB pressiona vereadores para criar CEI da Braskem
Deputado e presidente do MDB em Maceió, Rafael Brito diz que vereadores devem assinar requerimento de Teca Nelma

Tem sido uma batalha travada pela vereadora Teca Nelma (PSD), em conseguir apenas nove assinaturas para instalar a Comissão Especial de Investigação (CEI), na Câmara de Vereadores, para investigar a mineradora Braskem, devido ao afundamento do solo nos cinco bairros – Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro Mutange e Farol –, na capital alagoana, além da responsabilidade pelo colapso da mina 18.
No Legislativo, a resistência à instalação da CEI parte, principalmente, dos vereadores aliados ao prefeito de Maceió, JHC (PL), a exemplo de Leonardo Dias (PL), que já se pronunciou contrário às investigações via Comissão, bem como o vereador João Catunda (PP). Também há resistências dos vereadores da bancada do MDB em assinar o requerimento de Teca Nelma. E é justamente no partido que faz oposição a JHC que existe uma pressão para que os vereadores assinem o documento para dar início aos trabalhos.
Em entrevista à reportagem da Tribuna Independente, o deputado federal Rafael Brito (MDB), confirmou que a legenda fechou questão para que os vereadores apoiem a iniciativa de uma CEI contra a mineradora Braskem. Quem não assinar o requerimento, pode ser suspenso das atividades partidárias, segundo o parlamentar.
“O MDB fechou questão em torno da necessidade de criação de uma Comissão Especial para investigar o crime da Braskem. Seguindo o mesmo caminho do PT, também estamos recomendando fortemente que os nossos vereadores assinem o requerimento apresentado pela vereadora Teca Nelma. O vereador que não o fizer, será suspenso das atividades partidárias, podendo inclusive sofrer outras punições. É uma regra bastante clara”, ressaltou o presidente municipal do MDB.
Até o fechamento desta edição, sete vereadores assinaram o requerimento de criação da CEI. São eles: a própria Teca Nelma; o vereador Joãozinho (PSD); Zé Márcio Filho (MDB); Dr. Valmir (PT); Kelmann Vieira (MDB); Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).
No MDB, não assinaram o requerimento: Galba Netto (presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió), Chico Filho (líder do governo de JHC), Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa.
Entre os nomes que serão procurados para assinar CPI estão os dos vereadores do MDB Silvânia Barbosa e Brivaldo Marques. Outro vereador que será convidado a assinar a CPI é Aldo Loureiro (PP), irmão do deputado estadual Léo Loureiro que é muito ligado ao governador Paulo Dantas.
A Tribuna não conseguiu contato com vereadores do MDB para repercutir o fechamento de questão sobre a CEI da Braskem tratada pelo presidente municipal da legenda, o deputado federal Rafael Brito.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas