Política

MDB pressiona vereadores para criar CEI da Braskem

Deputado e presidente do MDB em Maceió, Rafael Brito diz que vereadores devem assinar requerimento de Teca Nelma

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 23/12/2023 08h05 - Atualizado em 23/12/2023 09h18
MDB pressiona vereadores para criar CEI da Braskem
Rafael Brito preside o MDB em Maceió e reforça que a legenda fechou questão quanto à CEI da Braskem - Foto: Assessoria

Tem sido uma batalha travada pela vereadora Teca Nelma (PSD), em conseguir apenas nove assinaturas para instalar a Comissão Especial de Investigação (CEI), na Câmara de Vereadores, para investigar a mineradora Braskem, devido ao afundamento do solo nos cinco bairros – Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro Mutange e Farol –, na capital alagoana, além da responsabilidade pelo colapso da mina 18.

No Legislativo, a resistência à instalação da CEI parte, principalmente, dos vereadores aliados ao prefeito de Maceió, JHC (PL), a exemplo de Leonardo Dias (PL), que já se pronunciou contrário às investigações via Comissão, bem como o vereador João Catunda (PP). Também há resistências dos vereadores da bancada do MDB em assinar o requerimento de Teca Nelma. E é justamente no partido que faz oposição a JHC que existe uma pressão para que os vereadores assinem o documento para dar início aos trabalhos.

Em entrevista à reportagem da Tribuna Independente, o deputado federal Rafael Brito (MDB), confirmou que a legenda fechou questão para que os vereadores apoiem a iniciativa de uma CEI contra a mineradora Braskem. Quem não assinar o requerimento, pode ser suspenso das atividades partidárias, segundo o parlamentar.

“O MDB fechou questão em torno da necessidade de criação de uma Comissão Especial para investigar o crime da Braskem. Seguindo o mesmo caminho do PT, também estamos recomendando fortemente que os nossos vereadores assinem o requerimento apresentado pela vereadora Teca Nelma. O vereador que não o fizer, será suspenso das atividades partidárias, podendo inclusive sofrer outras punições. É uma regra bastante clara”, ressaltou o presidente municipal do MDB.

Até o fechamento desta edição, sete vereadores assinaram o requerimento de criação da CEI. São eles: a própria Teca Nelma; o vereador Joãozinho (PSD); Zé Márcio Filho (MDB); Dr. Valmir (PT); Kelmann Vieira (MDB); Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).

No MDB, não assinaram o requerimento: Galba Netto (presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió), Chico Filho (líder do governo de JHC), Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa.

Entre os nomes que serão procurados para assinar CPI estão os dos vereadores do MDB Silvânia Barbosa e Brivaldo Marques. Outro vereador que será convidado a assinar a CPI é Aldo Loureiro (PP), irmão do deputado estadual Léo Loureiro que é muito ligado ao governador Paulo Dantas.

A Tribuna não conseguiu contato com vereadores do MDB para repercutir o fechamento de questão sobre a CEI da Braskem tratada pelo presidente municipal da legenda, o deputado federal Rafael Brito.