Política
Novos tempos: a transformação do Ministério do Trabalho e Emprego em Alagoas
MTE havia sido extinto pelo governo anterior em 2019, retornando em 2021, mas sem protagonismo
No mês de abril o Ministério do Trabalho e Emprego passou a ter um novo comando em Alagoas. O oficial de justiça, jornalista e músico, Cícero Filho, assumiu a Superintendência Regional no Estado. O MTE havia sido extinto pelo governo anterior em 2019, retornando em 2021, mas sem protagonismo.
Início de novos governos é sempre assim: mudança de nome na gestão das pastas. Em Alagoas, vários órgãos federais ganharam novos gestores, mas um, em especial, vem ganhando destaque junto à sociedade e, principalmente, entidades que representam trabalhadores, Cícero, à frente da SRTE, órgão que nos últimos anos mal se ouvia falar da sua atuação.
O ministério voltou a ter destaque no governo Lula. Em Alagoas, Filho, mesmo com dificuldades herdadas do governo anterior, tem dado uma resposta bastante positiva. Tornou-se prática a realização de ações em prol da organização dos trabalhadores e diálogo com empregadores. Em agosto, por exemplo, um seminário debateu negociação coletiva, mediação, arbitragem e regularização sindical, com a participação de diversas instituições e presença de uma técnica do MTE de Brasília.
Empossado em abril, Cícero completa 6 meses no cargo em outubro. O período foi marcado pela volta do diálogo social tanto com trabalhadores, quanto com empregadores, como com a imprensa. O atual superintendente tem sido presença marcante em diversos momentos, audiências públicas, movimento de moradores dos bairros atingidos pela Braskem, eventos sindicais e até acompanhamento da passagem da CPI do MST em Alagoas, se solidarizando com trabalhadores e trabalhadoras do campo.
RECONHECIMENTO
Essa atuação tem sido reconhecida publicamente por representantes de diversas entidades sindicais. Para a presidenta dos Urbanitários, Dafne Orion, a retomada das atividades do MTE é mais uma das conquistas tão almejadas com a eleição novamente de um projeto político progressista no Brasil. “A defesa da democracia depende muito de como a sociedade está devidamente representada nos diversos espaços de poder”. Em visita a superintendência, declarou: “Em poucos meses de trabalho, Cícero já conseguiu fazer muito mais do que os últimos 4 anos, na retomada desse ministério tão importante, que é o Ministério do Trabalho”, ressaltou a líder sindical.
Já o recém-eleito presidente da CUT em Alagoas, Luciano Santos, cita o estreitamento do diálogo entre as entidades de classe e a gestão de Cícero Filho, sempre solícito ante as demandas apresentadas. “Em vários momentos do dia a dia da CUT, nas atividades com os sindicatos, a gente vê a presença dele enquanto superintendente, colocando o ministério à disposição para ajudar desde a regularização das entidades através do MTE, mas também no sentido de apoio nas negociações, nos acordos coletivos e no apontamento de possíveis denúncias de irregularidades em relações de trabalho”, diz Luciano.
TRABALHO E OTIMISMO
“Com muito trabalho, diálogo e a participação imprescindível de nossos servidores e colaboradores, temos buscado retomar o protagonismo do MTE em Alagoas. Apresentamos ao governador um projeto para gerar milhares de empregos a jovens de escolas públicas. Recentemente estivemos em Brasília com o ministro Luiz Marinho, o secretário executivo Francisco Damascena e toda equipe. Estamos trabalhando para restabelecer uma sede à altura do MTE. Vivemos novos tempos, com o governo do presidente Lula e a condução do ministro Marinho à frente da pasta, toda classe trabalhadora sairá ganhando”, destacou Cícero Filho - Superintendente Regional do Trabalho em Alagoas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial