Política
Sintufal participa do Dia Nacional de Luta pela Democracia
Neste 5 de outubro comemoramos os 35 anos da promulgação da Constituição Federal e Cidadã de 1988
Nesta quinta-feira, 5 de outubro – data em que se comemora os 35 anos da promulgação da Constituição Federal e Cidadã de 1988 –, o Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) participou do Dia de Luta pela Democracia Brasileira. O ato público ocorreu hoje pela manhã, na Praça da Paz do Campus A.C. Simões, em Maceió, em frente ao Centro de Educação (Cedu).
De acordo com o atual coordenador geral do Sintufal, jornalista Ricardo Moresi, o dia 5 de outubro de 2023 serve também como um marco para reafirmamos a importância da restauração do Estado Democrático de Direito depois dos sombrios anos de chumbo da Ditadura Militar no período de 1964 até 1985.
Para o coordenador do Sintufal, a Praça da Paz da Ufal é muito importante, uma vez que nela está instalado o Monumento à Memória e à Verdade, que homenageia aos alagoanos mortos e desaparecidos durante a Ditadura Militar. “Promovemos uma saudação à memória e à luta de Jayme Miranda, Manoel Lisboa, Odijas Carvalho, Túlio Roberto Cardoso, Manoel Fiel Filho, José Gomes Teixeira, Luiz Almeida Araújo, Dalmo Guimarães e Gastone Beltrão”, frisou Moresi.
Na percepção do coordenador do Sintufal, “este momento também foi vital para que pudéssemos, mais uma vez, recolocar em evidência o quanto os sindicatos são instituições da Democracia e que o fortalecimento dessas entidades significa o fortalecimento da própria democracia”, declarou.
Por fim, o jornalista Moresi enfatizou também que é importante que cada representação dos trabalhadores – sejam eles técnicos ou docentes – componha o conjunto dos diálogos e das discussões. Segundo ele, “os sindicatos representam os trabalhadores na vida cotidiana, nas suas relações de trabalho, mas eles também são um dos pilares da nossa jovem democracia”, concluiu.
O Sintufal também esteve representado pela atual coordenadora de Assuntos Jurídicos, Iracema Maria da Silva.
Sobre o Dia Nacional de Luta pela Democracia
A convocação nacional para o Dia de Luta pela Democracia Brasileira foi feita pela Andifes, por meio reitora Márcia Abrahão, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e pela Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) como resposta aos ataques sofridos pela democracia brasileira. Aqui, no âmbito da Ufal, recebemos o convite por meio Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), via pró-reitor Wellington da Silva Pereira. Foram designados, via portaria, para a coordenação dos trabalhos na Ufal os servidores: Lenilda Luna de Almeida, Jornalista, lotada na Ascom/Ufal e Danilo Cândido Vieira, Assistente em Administração, lotado na Progep/Ufal.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial