Política

SMS apresenta plano de enfrentamento à meningite na Câmara de Vereadores

Profissionais da pasta mostraram aos vereadores as ações que já estão sendo realizadas para conter os casos da doença na capital

Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 28/09/2023 02h08
SMS apresenta plano de enfrentamento à meningite na Câmara de Vereadores
Reunião contou com profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde, das áreas técnicas da Vigilância Epidemiológica e da subsecretária da Atenção à Saúde, Roberta Borges - Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de apresentar as medidas que estão sendo adotadas pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) para conter os casos de meningite na capital, representantes da SMS se reuniram na manhã desta quarta-feira (27) com o vereador Valmir Melo. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Maceió, em Jaraguá, e teve o intuito de socializar e tirar dúvidas dos parlamentares sobre o plano de enfrentamento da doença. A reunião contou com profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde, das áreas técnicas da Vigilância Epidemiológica e da subsecretária da Atenção à Saúde, Roberta Borges.

Durante a reunião, foi apresentada uma linha do tempo com as ações que já são executadas pela Vigilância Epidemiológica de forma contínua no enfrentamento da meningite, como orientações em escolas, a implantação da quimioprofilaxia ampliada para contatos de casos confirmados e apoio direto de médicos para discutir os casos, além de capacitações para profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Jaraguá, Trapiche, Chã de Jaqueira, Tabuleiro dos Martins e Jacintinho, para observar sintomas da meningite e identificar de forma precoce esses casos.

Rosicleide Barbosa, coordenadora técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, destacou a atuação entre os entes federativos para resolver a questão, com ações de vacinação, medicação para quimioprofilaxia, regulação de leitos, notificação imediata dos casos e disseminação de informação por meio de atividades educativas.

“Nossa atuação tem sido no sentido de rastrear os contatos do paciente para interromper a cadeia de transmissão, antes mesmo do resultado dos exames laboratoriais. Além disso, estamos capacitando nossos profissionais, das UBS e UPAs sobre o fluxuograma de pacientes com suspeita de meningite tanto para o atendimento dos pacientes quanto para disseminação de conhecimento sobre a doença”, frisa a profissional.

Durante a reunião também foram destacadas as ações desenvolvidas em escolas municipais e estaduais quando há casos confirmados da doença, com quimioprofilaxia, orientações aos pais e responsáveis e bloqueio vacinal com atualização da caderneta dos alunos.

Maceió já vinha adotando todas as medidas e recomendações dadas pelo Ministério da Saúde, após a publicação do estudo sobre os casos de meningite, cujo pico foi em junho de 2023 e segue fortalecendo as ações de maneira contínua.

Outras medidas já adotadas pela SMS

Entre as medidas citadas durante a reunião estão a antecipação da campanha de multivacinação e ampliação da disponibilização das vacinas para locais extramuros, incluindo vacinas de rotina, como vacina para a meningite C e ACWY; disponibilização de ambulância exclusiva para o transporte de pacientes com suspeita ou diagnóstico de meningite para exames e hospitais de referência; equipes do Saúde da Gente para realização de campanha de conscientização em escolas das redes municipal e estadual e atualização do protocolo de manejo clínico, quimioprofilaxia e regulação para os profissionais das upas, estendendo aos profissionais das UBS.

A vacinação também foi pauta na reunião. A médica infectologista da SMS, Mardjane Lemos, tirou as dúvidas dos parlamentares presentes sobre e eficácia do imunizante contra a meningite B para conter esse aumento de casos.

“Para que a vacina funcione, há um tempo de proteção e para esse cenário de surto, ela não é eficaz. É preciso que ela seja incorporada ao SUS, mas a longo prazo e de maneira sistematizada, por meio de estudos, que nos permita conhecer que cepas estão em circulação no país, sendo esse inclusive a posição do Ministério da Saúde, que não recomenda seu uso no momento. Então é preciso que a população faça uso das vacinas que já temos disponíveis no SUS e que já protegem contra os mais variados tipos de meningite”, explica a médica infectologista.