Política

TRE esclarece que locais de votação para Conselhos Tutelares são diferentes de eleições normais

Coube aos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes definir os locais de votação, bem como toda a organização e logística do pleito

Por Ascom TRE/AL 28/09/2023 00h16 - Atualizado em 28/09/2023 01h40
TRE esclarece que locais de votação para Conselhos Tutelares são diferentes de eleições normais
Tribunal Regional Eleitoral - Foto: Sandro Lima

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece que os locais de votação para a eleição dos conselheiros tutelares, que acontece próximo domingo (1º) em todo o Brasil, não são necessariamente os mesmos onde os eleitores votam nas eleições ordinárias organizadas pela Justiça Eleitoral. Coube aos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes definir os locais de votação, bem como toda a organização e logística do pleito.

O processo de escolha para os membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, sempre no ano subsequente às eleições presidenciais. Em 2023 a etapa da eleição acontecerá em todo o Brasil de forma unificada, das 8h às 17h. Em Alagoas, 78 municípios usarão urnas eletrônicas.

Os eleitores destes municípios onde haverá votação eletrônica podem consultar seus locais de votação em um sistema desenvolvido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), pasta responsável pela política da criança e do adolescente no Estado. Basta acessar o link http://sg.secdef.al.gov.br/consultalocalvotacao/ e informar o município e o número da seção eleitoral. O eleitor pode consultar o número da sua seção eleitoral no aplicativo e-Título ou no portal do TRE (www.tre-al.jus.br).

Já os eleitores das demais cidades devem procurar essa informação junto às prefeituras. Todo alagoano que estiver regular com a Justiça Eleitoral até o dia 03 de julho está apto a votar. Basta comparecer à região administrativa na qual está cadastrado e apresentar o título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto.