Política

Educação conquista reformulação do PCC e assembleia do Sinteal suspende greve

Caso proposta não seja cumprida, categoria retoma greve no final de outubro

Por Ascom Sinteal 06/09/2023 15h49 - Atualizado em 06/09/2023 18h10
Educação conquista reformulação do PCC e assembleia do Sinteal suspende greve
Assembleia decidiu pela suspensão da greve e atividades voltam na segunda-feira (11) - Foto: Ascom Sinteal

Após conquistar avanços na extensa pauta de reivindicações, trabalhadoras e trabalhadores da educação da rede pública estadual de Alagoas decidiram, em assembleia convocada pelo Sinteal, na manhã desta quarta-feira (6), suspender a greve da categoria, retomando as atividades na próxima segunda-feira (11).

O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, contabiliza os ganhos obtidos. “Mostramos a força que a educação tem para fazer luta. O governo se comprometeu a reformular o Plano de Cargos para corrigir distorções na carreira. Isso garante valorização real nos nossos salários. É uma grande conquista que só foi possível com a greve. Somando isso aos 5,79%, à mudança de letra dos funcionários e ao aumento de carga horária, à implantação de vale-transporte, vale-refeição e à revisão do valor do difícil acesso, saímos vitoriosos e seguiremos na luta em nossos locais de trabalho”.

A reformulação do PCC vem para reconhecer titulações, organizar questões como tempo de serviço, que foram perdidas com o último plano, e com certeza é uma das grandes conquistas da greve que atinge toda a categoria, ativos e aposentados. Um grupo de trabalho será constituído com o Sinteal, Seplag, Seduc e Sefaz, com prazo até 30 de outubro do corrente para finalizar o projeto de lei. “Se não se concretizar, a categoria está pronta para retomar a greve”, ressalva Izael.

O percentual que saiu de 0% na primeira proposta do governo, chegou a 5,79% depois de muita luta, paralisações e greve. Será implantado em duas parcelas, ambas em 2023. Uma em setembro e outra em novembro.

A mudança de letra dos funcionários, uma progressão de carreira que, apesar de ser direito na lei, deveria ter sido implantada em abril, só foi implantada (com retroativo a abril) por conta da greve. Significa mais 6% (seis por cento) sobre os salários de 4.000 (quatro mil) funcionárias/os de escola.

Questões como difícil acesso, vale-transporte e vale-refeição estavam travadas a um ano na mesa de negociação. O aumento de carga horária, uma reivindicação antiga dos funcionários, que só tinha sido implantado para professores, finalmente vai acontecer graças à luta.

A assembleia contou com ampla participação da capital e do interior, mais de quarenta intervenções dos participantes, e, por fim, decidiu em votação pelo retorno às atividades. Mas o presidente do Sinteal garante que a agenda está definida e se não tiver PCC, tem luta. “Continuamos na luta. A greve não acabou, está suspensa. Se o Paulo Dantas não cumprir a parte dele, a assembleia já está marcada para o dia 31 de outubro, e a greve volta com toda força”.