Política
Músico Wellington Pinheiro é condecorado com a Comenda Lêdo Ivo
De autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional
A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 4, uma sessão solene para condecorar o instrumentista e compositor Wellington Pinheiro Santos com a comenda Lêdo Ivo, pelos relevantes serviços prestados ao cenário musical alagoano. De autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional, tocado em ritmo de chorinho por ex-alunos do homenageado. “Essa é uma homenagem justa, porque Wellington Pinheiro é um excelente músico, com um vasto serviço prestado ao nosso Estado”, declarou o parlamentar.
Segundo Bruno Toledo, o homenageado trabalhou na organização de diversos festivais de música e acompanhou inúmeros artistas alagoanos, tais como: Eliezer Setton, Geraldo Cardoso, Wilma Araújo, Wilbert Fialho e Francisco Moura. O deputado também destacou a obra musical do homenageado, que é muito admirada por todos aqueles que apreciam música de qualidade. “Estamos neste momento juntando duas figuras que fizeram e fazem a história na cultura alagoana: Lêdo Ivo, que leva o nome da comenda, e Wellington Pinheiro, que é um dos artistas mais respeitados da música alagoana. O nosso homenageado leva para o mundo o nome de Alagoas e de Penedo e a sua história de vida representa muito para o nosso Estado”, enalteceu Toledo.
Bastante emocionado, Wellington Pinheiro agradeceu a honraria e disse estar vivendo um momento especial em sua vida. “Muito orgulho em receber essa comenda tão importante. Eu que vim de uma família pobre e humilde, quero neste momento mostrar que todos podem chegar lá. É preciso muito esforço, trabalho e honestidade para que possamos vencer. A música é um trabalho e uma paixão".
Natural da cidade de Penedo, Wellington Pinheiro, 61 anos, já tocou com Nelson Gonçalves, Luiz Airão, Jamelão, Adilson Ramos, Odair José, Carlos Galhardo, Ademilde Fonseca (Rainha do Choro) junto com Regional do Canhoto da Paraíba, Noite Ilustrada, João Nogueira, Moacir Luz dentre outros. Ainda no meio artístico, chegou a trabalhar com alguns humoristas, como Chico Anysio e Zé Lezin, representando muitas vezes o Estado de Alagoas na Feira dos Estados, em Brasília, e tendo sido o homenageado da 13º edição do tradicional Baile Vermelho e Preto.
Ao final da sessão aconteceu uma apresentação de seus ex-alunos, que tocaram músicas do cancioneiro popular brasileiro de autoria de Nelson Gonçalves e Altemar Dutra, além do Hino de Alagoas em ritmo de chorinho. Wellington Pinheiro também aproveitou o momento para agraciar os presentes com um show particular, tocando cavaquinho, acompanhado por pandeiro de couro, trompete e violão 7 cordas. Participaram ainda da sessão a pianista Selma Brito, o compositor Marcos Costa, a produtora cultural Wedja Miranda, músicos alagoanos e familiares e amigos do homenageado.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas