Política

PT quer recuperar espaços perdidos em Alagoas

Com Lula no comando da presidência da República, legenda no estado começa a traçar metas para disputar prefeituras e câmaras

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 29/06/2023 08h00 - Atualizado em 29/06/2023 12h13
PT quer recuperar espaços perdidos em Alagoas
Ricardo Barbosa citou que o partido conviveu com perdas - Foto: Edilson Omena

O Partido dos Trabalhadores (PT) já começou as articulações para 2024 em Alagoas. Com o objetivo de recuperar o espaço perdido no cenário político aqui do Estado, os dirigentes já projetam a disputa nas câmaras municipais e prefeituras.

Nacionalmente, a sigla já vem autorizando que seus diretórios estaduais comecem a traçar estratégias para disputar, com condições, o pleito municipal, visando fortalecer o partido para 2026. É um processo natural na política o pensamento nas eleições municipais para fortalecer o partido.

À Tribuna, o presidente do diretório do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, ressalta que a legenda necessita reconquistar cargos, principalmente após ter passado por uma turbulência política desde o impeachment da presidente Dilma até a prisão de Lula.

“São 90 municípios com diretórios do PT, na maioria desses municípios no estado de Alagoas a gente vai disputar. Com candidaturas majoritárias e com candidaturas proporcionais a vereador, a gente quer voltar a ter no mínimo os 40 vereadores que nós tínhamos antes do golpe de 2016 [impeachment da Dilma]. Isso fez com que caísse bastante o número de vereadores do PT no âmbito do estado, então a gente tem isso como premissa: prioridade nossa é eleger vereadores no estado. Eleger uma grande quantidade de vereadores e vereadoras e aumentar o número das cidades e que nós vamos fazer a disputa majoritária”, aponta Ricardo Barbosa, presidente do diretório estadual do PT.

Os nomes para a majoritária já começaram a surgir, segundo Barbosa. “Por exemplo, nós estamos vendo com muito bons olhos o desempenho eleitoral, já agora em pesquisas, da companheira vereadora e atual secretária de Assistência Social do município de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte. Nós estamos também trabalhando a possibilidade de ter candidatura em Maribondo, e estamos com a prioridade de manter a prefeitura em Olho d’Água do Casado. O prefeito atual é o Zé da Emater, e embora ele não possa disputar a reeleição, nós queremos fazer o sucessor do Zé lá na cidade”.

A perspectiva é ter candidaturas competitivas às prefeituras. “A gente quer ver aí se lança candidaturas majoritárias viáveis, com amplas possibilidades de disputar e ganhar a prefeitura em mais do que cinco cidades, essa é a nossa a nossa previsão”. Tudo isso, observa o presidente do partido em Alagoas, está condicionado ao que for combinado com os outros partidos da Federação Brasil da Esperança.

“Nós do PT também reconhecemos o fato de que nós não somos mais um partido isolado. A nossa legenda não é mais PT, do ponto de vista do registro no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Nós somos Federação formada por três partidos, além do PT, o PCdoB e o PV. E tanto o PT como o PCdoB quanto o PV também têm as suas perspectivas eleitorais. Só que a gente tem que combinar e trabalhar isso de forma conjunta”, argumenta Ricardo Barbosa.

Candidatura em Maceió tem diálogo avançado

A capital Maceió também está em discussão interna, segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores em Alagoas, Ricardo Barbosa. À Tribuna, ele destaca que a legenda está se propondo a colocar nomes. O trabalho tem ganhado corpo sob o trabalho da executiva municipal, que tem à frente o presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento.

“Da parte do PT o que eu posso te dizer é que em Maceió já existe uma discussão bastante adiantada de a gente sair com candidatura, a gente quer discutir isso inclusive no âmbito da federação, ou seja, a federação lançar candidatura própria. Nós vamos discutir os nomes para isso e eu digo isso e repito que no PT o que não falta é nome. Nas eleições municipais passadas a gente também lançou candidatura própria, eu fui o candidato a prefeito e para 2024 se trabalha com isso. Inclusive no diretório municipal, o presidente Marcelo Nascimento vem trabalhando nesse sentido”.

Os nomes do partido para Maceió já começaram a ser ventilados. Na reunião do diretório Municipal, em maio deste ano, os nomes do deputado estadual Ronaldo Medeiros, do deputado federal Paulão e da jornalista Elida Miranda foram cogitados como possíveis candidaturas para o próximo ano.

Ainda este ano, o deputado estadual Ronaldo Medeiros, chegou a dizer que seu nome está à disposição para disputar o cargo de prefeito de Maceió.

Ainda em maio, o presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento lembrou que, historicamente, a legenda sempre apresentou nomes para a disputa eleitoral na capital alagoana. Nascimento reforçou ainda que o atual cenário, com Lula na presidência, a legenda pode ser ajudada.

“Time que não entra em campo não faz gol. Nós estamos no início do governo federal, do governo Lula. Então, é possível que o desempenho do governo Lula possa impactar positivamente sobre nossas candidaturas, não só vereadores, mas se for o caso a prefeito também”.