Política

Deputado solicita que órgãos ambientais neguem licença para instalação de tanques de ácido sulfúrico no Porto de Maceió

Pedido de Dudu Ronalsa foi encaminhado ao governador Paulo Dantas, ao IMA e ao Cepram

Por Ascom ALE 22/06/2023 19h35
Deputado solicita que órgãos ambientais neguem licença para instalação de tanques de ácido sulfúrico no Porto de Maceió
Deputado Dudu Ronalsa - Foto: Ascom ALE

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 22, os parlamentares analisaram 20 processos, dentre eles, a indicação nº 456/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando que seja negada a licença de instalação dos tanques de ácido sulfúrico no Porto de Maceió. A indicação foi encaminhada ao governador Paulo Dantas, ao diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Gustavo Lopes, e ao Conselho Estadual de Proteção Ambiental - Cepram.

A instalação da Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico no Porto de Maceió está sendo apresentada pela empresa Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda. "A instalação proposta envolve a manipulação e o armazenamento de ácido sulfúrico, uma substância altamente perigosa, que pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente em caso de vazamento ou acidente", afirmou Dudu Ronalsa.

Ao falar de sua indicação, o parlamentar confirmou que seu objetivo é de que o IMA e a Prefeitura de Maceió revoguem a construção desse depósito de ácido sulfúrico. "Isso vai prejudicar a população de Maceió, que já está reclamando". O deputado Delegado Leonam (União Brasil), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, parabenizou a iniciativa, lembrando que ele também foi contra o empreendimento. "Também já protocolei na Casa um ofício ao IMA e ao Ministério Público de Alagoas, solicitando informações sobre essa situação", encerrou Leonam.

Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Matérias aprovadas em 2º turno:


- Projeto de lei ordinária nº 315/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao sr. Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros.

- Projeto de lei ordinária nº 321/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que institui a Semana Estadual de Incentivo á Doação de Leite Materno no Estado de Alagoas.


Matérias discutidas em 2º turno:


- Projeto de lei ordinária nº 02/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o cadastro estadual para adoção de animais.

- Projeto de lei ordinária nº 161/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede o título de Cidadã Honorária de Alagoas à sra. Renata dos Santos.

- Projeto de lei ordinária nº 243/2023, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (PP), que dispõe sobre a reserva de vagas de empregos para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços ao Estado.

- Projeto de lei ordinária nº 308/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede o título de Cidadã Honorária de Alagoas à sra. Maira Caleffi.

- Projeto de lei ordinária nº 312/2023, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que determina a fixação pelos açougues e supermercados de informações sobre seus produtos e respectivos fornecedores.

- Projeto de lei ordinária nº 313/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de utilidade pública a Associação de Moradores e Moradoras Bom Jesus da Misericórdia do Povoado Bonito.

- Projeto de lei ordinária nº 332/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que concede o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao sr. José Wagner Mendes Andrade.

- Projeto de lei ordinária nº 570/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da especificação e divulgação da presença de glúten e lactose nos cardápios de bares, restaurantes e similares.


Matéria aprovada em 1º turno:


- Projeto de resolução nº 17/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que institui a "Comenda Omar Coelho de Melo" aos advogados alagoanos.


Matérias discutidas em 1º turno:


- Projeto de lei ordinária nº 03/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre o Programa Cães e Gatos Comunitários no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 22/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o Programa Estadual "Amigos dos Pets" no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 180/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que altera a alínea c do inciso I do art. 17 da lei nº 5.900, de 27 de dezembro de 1996.

- Projeto de lei ordinária nº 201/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que altera a lei estadual 6.555, de 30 de dezembro de 2004.

- Projeto de lei ordinária nº 235/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias com as Empresas Juniores do Estado de Alagoas para prestar atividades de consultoria e assessoria a empresários e empreendedores.

- Projeto de lei ordinária nº 341/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2024.

- Projeto de lei ordinária nº 1024/2022, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que denomina de “Rodovia Dermeval Borges” o trecho da AL-115 entre os municípios de São Brás e Olho D'Água Grande.

- Projeto de lei ordinária nº 1053/2022, de autoria do deputado Léo Loureiro (MDB), que considera de utilidade pública estadual o Instituto Foco.

- Projeto de lei ordinária nº 754/2021, que estabelece diretrizes para o incentivo e o fomento das feiras livres de produtos orgânicos.