Política

Prefeito investe em obras no Pontal da Barra

Praia do Sobral receberá obras para contenção da maré, uma iniciativa de R$ 30 milhões em recursos próprios autorizados por JHC

Por Emanuelle Vanderlei com editoria de política / Tribuna Independente 15/06/2023 11h47 - Atualizado em 15/06/2023 15h47
Prefeito investe em obras no Pontal da Barra
Prefeito de Maceió, JHC ressaltou que gestões passadas investiram em infraestrutura, mas não deram prioridade para quem reside em áreas carentes - Foto: Secom Maceió

Uma das portas de entrada de Maceió, a região da Praia do Sobral, localizada no Pontal da Barra, é mais uma a receber investimentos da Prefeitura de Maceió, principalmente na área ambiental. Ontem, o prefeito JHC (PL), assinou a ordem de serviço para início das obras de contenção do mar.

De acordo com o gestor da capital alagoana, assim que foi autorizada a ordem de serviço, os trabalhos iniciam na região do Pontal da Barra imediatamente. A Praia do Sobral é o quarto trecho a receber as obras de contenção, que estão ocorrendo também em dois pontos da Jatiúca e um na orla da Jacarecica. Esse conjunto de investimentos, segundo a gestão municipal, ultrapassa os R$ 30 milhões.

“É a orla mais bonita do Brasil, mas infelizmente tinha trechos que era invisível. A gente está aqui perto de bairros importantes para a nossa cidade que é o Trapiche, o Pontal e toda região, a exemplo do Prado, Poço, Levada e também uma parcela do Bom Parto. Essas pessoas têm a orla do Sobral como ponto de convívio”, avaliou o prefeito de Maceió durante o discurso.

Ainda de acordo com o prefeito, os moradores dos bairros mais carentes precisam conviver com investimentos que garantem infraestrutura e lazer. “Falaram por muito tempo que tudo aqui era às mil maravilhas, mas não era. Em algumas partes da cidade, a infraestrutura chegou, mas aqui na região do Pontal, não”.

O prefeito ressaltou, também, que até o final deste ano a as obras estejam avançadas, e que no primeiro trimestre de 2024, os trabalhos estejam em fase de conclusão para posterior entrega.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), responsável pela obra, o trecho terá 140 metros de contenção com blocos maciços na fundação e anéis hexagonais na formação do muro de contenção.

Esses blocos, de tecnologia holandesa e que têm vida útil de 200 anos, servem como dissipadores de energia da maré. A obra protege a ciclovia, o passeio e as vias de tráfego. Eles são instalados em forma de uma escada de contenção, que visa impedir o avanço do mar.

Durante a solenidade para assinatura da ordem de serviço, o prefeito JHC ressaltou que o Maceió é a primeira cidade do Brasil a utilizar equipamentos de blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais para conter o avanço da maré, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.

A solenidade também contou com as presenças de lideranças comunitárias, do vereador e líder do prefeito, Chico Filho (MDB), Eduardo Canuto (PV) e Rodolfo Barros (PSB).

DEMANDA DE 20 ANOS

Os investimentos garantidos pelo prefeito JHC vão atender a uma reivindicação de cerca de 20 anos da comunidade da região e de quem precisa transitar pelo local. De acordo com o comerciante Humberto Pereira, conhecido como Beto da Praia, a obra vai ajudar a valorizar este trecho da orla que, por muitos anos, foi esquecido.

O calçadão da Praia do Sobral é bastante utilizado como espaço para a prática de atividades físicas.