Política

Maceió recebeu a segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual do governo federal

Evento acontece no Centro de Convenções e conta com a presença de ministros, do governador de Alagoas e lideranças políticas. População pode participar sugerindo melhorias através das plataformas eletrônicas.

Por Tribuna Hoje 12/05/2023 14h30 - Atualizado em 13/05/2023 01h10
Maceió recebeu a segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual do governo federal
Centro de Convenções ficou lotado na segunda plenária do PPA - Foto: Sandro Lima

Maceió recebeu a segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual (PPA) do governo federal nesta sexta-feira (12). O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, estiveram reunidos no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e promoveram um debate aberto ao público para elaboração de ações referentes ao PPA para o quadriênio 2024-2027. Na agenda estão previstas 27 plenárias estaduais entre os meses de maio e julho.

O evento contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Paulo Dantas destacou a importância de encontros como estes para o estado, onde se tem a oportunidade de ouvir a sociedade civil e entender as prioridades das pessoas, setor produtivo, políticas públicas que alcancem os que mais precisam. Serão nove encontros em Alagoas, contemplando nove regiões, este de hoje é o quarto deles. Ele parabenizou o presidente Lula e toda sua equipe.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, enfatizou que o Brasil voltou a sonhar, e isso será dito em todos os 27 estados da federação brasileira, por onde percorrerem, no sentido de realizar o anseio dos que mais precisam. Ela frisou que o país agora vai planejar, e a pergunta será direcionada ao povo com mais participação dele.

“O presidente Lula está assumindo mais um compromisso com o povo nas urnas que é colocar as impressões digitais do deles no planejamento do país / interditada nos últimos anos no país”, salientou o secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Simone Tebet observou que há a consciência de que não se existe cultura de planejamento e que os problemas devem ser resolvidos com a participação dos governos e o povo. E que o PPA deve ser aplicado, mas participativo e esse será o mais participativo da história por ser digital.

Para Tebet, a Reforma Tributária é grande bala de prata e a única para o Brasil crescer em inclusão social, gerando emprego e renda para as pessoas. “O PPA vem com grandes programas, diretrizes, metas e indicadores contendo 28 programas coletados das propostas vitoriosas do presidente Lula de campanha que passaram por uma filtragem e estão na plenária para escolha e as principais que forem mais votadas estarão escritas no PPA”.

O deputado federal Paulão foi mais uma presença à plenária do Fórum do PPA. "Ouvimos diversos setores da população colocando em pauta políticas públicas que visam os direitos dos cidadãos e melhoria na qualidade de vida. Vamos juntos e juntas na defesa da elaboração e implementação do PPA participativo no país e em nossa Alagoas", informou Paulão.

Contribuição popular

Em Alagoas, a população pode continuar contribuindo para construção do PPA, através da plataforma 'PPA Online'. Nela, é possível sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o sua sugestão. A plataforma ficará aberta até o final de junho. Participe!