Política

Operação Pipa será retomada para todos os municípios atendidos pelo programa

Garantia do retorno foi dada pelo Governo Federal

Por Imprensa AMA 18/04/2023 19h24
Operação Pipa será retomada para todos os municípios atendidos pelo programa
Operação Pipa está de volta - Foto: Imprensa AMA

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley anunciou nesta terça-feira (18), durante reunião com os coordenadores municipais de Defesa Civil, Defesa Estadual, Semarh e Exército que a Operação Pipa será retomada em todas as cidades que são atendidas pelo programa. A garantia do retorno foi dada pelo Governo Federal.

Suspensa desde novembro de 2022, a operação executada pelo Exército é importante porque atende mais de 150 mil em diversos municípios do sertão e agreste alagoano, atuando com 190 pipeiros, 132 cisternas cadastradas e quatro mananciais.

O coronel João Marques, que representou o 59ª BIMtz e o capitão Adelino de Carvalho Filho apresentaram aos coordenadores o funcionamento detalhado da operação e asseguraram que as equipes estão prontas para retomar todo o trabalho tão logo a corporação receba a ordem direta do Ministério da Integração.

A retomada da operação foi uma luta da AMA, encampada pela Confederação Nacional dos Municípios, diante do desabastecimento de água potável em muitas comunidades nordestinas. O presidente Hugo Wanderley reconhece que o Exército cumpre seu papel com eficiência, principalmente no que diz respeito as exigências para qualificação dos pipeiros, fiscalização das entregas e cadastros.

Aos coordenadores, o capitão Adelino Filho também orientou sobre a necessidade de inclusão no formulário das comunidades que foram excluídas por ocasião da suspensão da Operação. “O Exército é apenas o executor. Os locais e as pessoas a serem atendidas são de responsabilidade das Comdecs, por isso é tão importante o preenchimento correto da documentação que é enviada aos órgãos federais”, pontuou finalizando.