Política

Municípios serão parceiros na emissão da carteira de Identificação para autistas

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi lançada em Alagoas

Por Imprensa AMA 03/04/2023 18h31
Municípios serão parceiros na emissão da carteira de Identificação para autistas
Evento de lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Foto: Imprensa AMA

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ao lado do governador Paulo Dantas e da secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, participou do lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento garante o pronto atendimento, prioridade e atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

As informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais, caso necessário, o que proporciona segurança, autonomia e inclusão aos beneficiários.

O presidente da AMA, ressaltou a coragem do governador Paulo Dantas de criar secretarias específicas para o desenvolvimento de políticas públicas e garantiu que todos os prefeitos, mais uma vez, serão parceiros e vão trabalhar para que as ações cheguem as pessoas que precisam.

Patrícia Nascimento, de Murici, mãe da Maria Luiza diz que o trabalho feito pelo município tem ajudado o desenvolvimento de sua filha e que a carteira irá assegurar novas oportunidades. De Marechal Deodoro, dona Fátima, avó do Pedro, falou da felicidade de receber a carteira, que é muito mais que um simples documento.

A secretária Aline Rodrigues destacou que a carteira é um compromisso firmado pelo governador Paulo Dantas com a população e que agora está sendo cumprido. “O apoio da AMA e dos prefeitos está sendo fundamental para a concretização desse sonho”. A secretária executiva da Secdef, Lidiane Ferraz, diz os municípios precisam definir cadastradores para que, após capacitação técnica, possam receber a documentação das famílias e inserir no sistema.

Ao encerrar a solenidade, o governador Paulo Dantas, também agradeceu apoio das prefeitas e prefeitos que, coordenados pela AMA, têm contribuído para que o governo possa continuar trabalhando e anunciando novas ações. “Queremos evoluir as políticas públicas promovendo melhorias importantes e significativas em nossos indicadores”, finalizou.

Tags: