Política
Inácio Loiola promove sessão especial sobre apicultura com ênfase na própolis vermelha
Sessão especial será realizada às 15h, no plenário da Casa Tavares Bastos, segunda-feira (3/4)

“Reorganizar os Arranjos Produtivos Locais – APLs da apicultura no Estado de Alagoas, com ênfase na produção de própolis vermelha, na região litorânea, e no potencial no agreste e no sertão” é tema da sessão especial a ser realizada às 15h, no plenário da Casa Tavares Bastos, segunda-feira, 03, pelo deputado estadual Inácio Loiola (MDB). A comunidade alagoana está convidada a participar do debate que visa ao soerguimento e ao fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura.
O deputado estadual Inácio Loiola diz que será uma oportunidade de construir projetos concretos ouvindo e unindo Governo do Estado, Governo Federal, prefeituras, Sebrae, universidades, empresas, cooperativas e associações de produtores de mel com o propósito de organizar e estruturar a produção da própolis vermelha.
A própolis vermelha é uma matéria-prima única produzida somente no litoral alagoano e tem atraído a atenção de pesquisadores de outras regiões do País e do exterior. E, o melhor, é que os pesquisadores já descobriram o potencial de produção da própolis tão rica em nutrientes quanto à vermelha no agreste e no sertão.
Essa expectativa otimista abre um campo imenso para aumentar a produção e para oferecer condições mais dignas para o homem do campo, com mais renda e trabalho, declara confiante Inácio Loiola.
O Estado de Alagoas pode ser referência na produção da própolis em larga escala. Como? Inácio responde: a partir da organização da cadeira produtiva do mel e derivados e da efetivação de políticas públicas no âmbito industrial focadas nos setores farmacêutica e de cosméticos que passarão a beneficiar a própolis vermelha e agregar valor ao produto exportando para os Estados Unidos e Japão, principalmente.
Então, reitera o parlamentar, o intuito da sessão pública é organizar e quantificar a produção da própolis vermelha em Alagoas aliado ao debate urgente sobre a necessidade de preservar os manguezais tão essenciais para a atividade da apicultura e também para a preservação de toda a região. “Hoje, os manguezais estão sendo dizimados pela especulação imobiliária”, adverte.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas