Política

Vereador Cleber Costa solicita reativação do Centro de Especialidades Eliane Machado

Centro contava com o atendimento de nutricionista e sete médicos com especialidade em alergologia, pneumologia, neurologia, otorrinolaringologia e cardiologia

Por Assessoria 21/03/2023 17h55
Vereador Cleber Costa solicita reativação do Centro de Especialidades Eliane Machado
Vereador Cleber Costa - Foto: Assessoria

Foi aprovado nesta terça-feira (21), por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Maceió (CMM), a reativação do Centro de Especialidades Eliane Machado, que funcionava no PAM Salgadinho, por indicação do Vereador Cleber Costa (PL). O Centro de Especialidades Eliane Machado funcionava dentro do PAM Salgadinho, no Poço, e contava com o atendimento de nutricionista e sete médicos com especialidade em alergologia, pneumologia, neurologia, otorrinolaringologia e cardiologia. A unidade funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com o médico e vereador Cleber Costa, a medicina ainda não sabe como o covid-19 causa tantas sequelas, e nem quanto tempo pode durar, o que explica parte da dificuldade de identificar e tratar a doença. As sequelas nem sempre aparecem logo após a infecção, e podem surgir depois de meses. Sem o marco temporal definido, fica difícil estabelecer a relação entre causa e consequência e nem a sua durabilidade.

“Mesmo depois de tanto tempo, tem pessoas que ainda estão lidando com as dificuldades causadas pelas sequelas pós Covid, não conseguem trabalhar ou se concentrar, e parece que isso é um problema delas, folga, falta de compromisso, mas não. Por isso, a importância da reativação total do Centro de Especialidades Eliane Machado, que funcionava no PAM Salgadinho”, afirmou.

Por não conhecer tanto sobre quanto tempo pode durar essas sequelas, tais como: cansaço; não conseguirem trabalhar ou se concentrar; esquecimento; dores de cabeça; entre tantas outras, podemos considerar que não existe uma ferramenta adequada para confirmar o porquê disso estar acontecendo, e em muitos casos, as pessoas sofrem com a dificuldade médica de conseguir definir e identificar esses sintomas e/ou alterações. Devido a esses diversos fatores, o acompanhamento precisa ser reativado.