Política

Programa Mulher Segura nos municípios é lançado na AMA

Objetivo é a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência sofrida pelo público feminino, a partir de um trabalho de base nas escolas

Por Imprensa AMA 20/03/2023 17h17
Programa Mulher Segura nos municípios é lançado na AMA
Evento aconteceu nesta segunda-feira (20) na AMA - Foto: Imprensa AMA

A vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeita Jeane Moura, assinou nesta segunda-feira (20) uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para execução de ações do programa “Mulher Segura nos Municípios”. O objetivo é a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência sofrida pelo público feminino, a partir de um trabalho de base nas escolas.

“A AMA optou pela parceria porque entende a importância desse tema. Esse é um pontapé inicial para que, juntas, possamos fazer com que os municípios alagoanos também sejam pioneiros nessa estratégia de defesa à mulher”, disse Jeane Moura, que presidiu a reunião.

A prefeita e primeira-dama Marina Dantas participou da reunião e destacou a necessidade desse trabalho conjunto através de uma política comprometida com a redução do feminicídio.

O Programa, que será coordenado pela Comissão Mulher Segura da SSP, visa dar cumprimento às exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. Além disso, a alteração na legislação federal também instituiu a Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher.

A tenente-coronel Camila Paiva, apresentou o programa às prefeitas, secretárias municipais, primeiras-damas e anunciou o prêmio “Mulher Segura nos Municípios” que, além de premiar as cidades que se destacarem, irá implementar ações junto a Guarda Civil.

A ideia é, durante a ação preventiva, executar um calendário anual de palestras nas escolas municipais voltadas para a equipe pedagógica das Secretarias Municipais de Educação sobre prevenção e combate à violência contra a Mulher e ainda nas salas de aula para conscientizar discentes e docentes contra a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em falas pontuais, secretárias dos municípios de Senador Rui Palmeira, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Branquinha destacaram que a criação da secretaria da Mulher fez a diferença, principalmente com o trabalho transversal, defendido pela secretária estadual da Mulher e Direitos Humanos, Maria José, que durante a reunião anunciou recursos federais através do ministério.

Para a prefeita Jeane Moura, a AMA, ao liderar essa parceria com a Secretaria de Segurança Pública, inova em suas estratégias de ação e focar nesse combate a violência contra a mulher, é focar no futuro, na conscientização e na mudança de paradigmas e conceitos que a sociedade moderna exige”.

Tags: