Política

“Educação e combate à fome serão minhas principais bandeiras”, destaca Ronaldo Medeiros

Por Assessoria 20/03/2023 11h12
“Educação e combate à fome serão minhas principais bandeiras”, destaca Ronaldo Medeiros
Ronaldo Medeiros - Foto: Ascom ALE

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) aponta o combate à fome e o fortalecimento da educação como principais bandeiras de seu mandato durante entrevista à Rádio Milênio de Santana do Ipanema, na manhã desta segunda-feira (20).

“Temos que trabalhar emergencialmente no combate à fome. Em curto prazo, entendo que precisamos levar comida às pessoas, garantir alimento. Em médio prazo, trabalhar políticas públicas tendo como principal a educação. Onde tem escola integral, os indicadores melhoram porque crianças e jovens passam o dia nas escolas, tendo acesso à alimentação e ao conhecimento”, diz. “Também sou professor e servidor do INSS e cheguei onde estou graças à educação pública, uma vez que sou filho de agricultores pobres. Temos de ter curso profissionalizante no ensino médio, trabalhar na formação dos estudantes enquanto cidadãos, mas também o profissionalizante para que possam terminar seu ensino médio já com uma profissão. Tenho procurado a Seduc para discutir isso”, completa o parlamentar.

Ronaldo Medeiros também ressalta a importância de atenção especial à primeira infância do fomento à agricultura familiar.

“Também temos a questão da primeira infância. Se não cuidarmos dessa fase, as crianças tendem a ser adultos com problemas. Em Alagoas temos o CRIA, que cuida das mães com filhos até 7 anos de idade. Esse tipo de programa é essencial e temos de levar essas ações às prefeituras alagoanas. Temos que ter programas para além das situações emergenciais, com mais acesso à educação e formação profissional. Penso que precisamos investir muito nisso, é importantíssimo”, afirma. “Já a agricultura familiar distribui renda naturalmente. Por isso, eu defendo a reforma agrária. Semana passada, o governador Paulo Dantas destinou terras para a agricultura familiar em Alagoas e tem atuado para garantir assistência técnica. Veja, não é pecado ter terra, pecado é muita gente não ter, é ter muita gente sem comer. O ideal que todos tenham o básico para sobreviver”, completa Ronaldo Medeiros.

O deputado estadual ainda destaca que a escola pública é instrumento central para promoção de maior igualdade na sociedade brasileira.

“A educação pública é a única política que iguala pobres e ricos. Só através da educação pública, nós poderemos ter uma sociedade mais igual. Os filhos dos ricos fazem inglês e atividades físicas, os dos pobres não podem fazer isso. A escola pública tem de ser melhor que a particular”, argumenta ao tempo em que destaca a interiorização do ensino superior promovida nos governos Lula (PT).

“O Lula abriu instituições de ensino superior e técnico pelo país e temos de interiorizar ainda mais porque isso deu um avanço grande ao Brasil. E esse tipo de ação, o Bolsonaro quase acaba. Se o governo dele durasse mais um pouco, tudo isso acabaria”, comenta Ronaldo Medeiros.

O deputado estadual ressalta que esse novo período é de reconstrução do país, mas que Alagoas tem situação diferente devido à postura de governo adotada durante os últimos anos.

Ao ser questionado sobre o reinício dos mandatos após as eleições de 2022, Ronaldo Medeiros afirma que “esse recomeço é de reconstrução do Brasil, que passou por períodos delicadíssimos com um presidente insano que deixou pessoas à mingua. É inaceitável que, num pais como nosso, ainda tenhamos gente passando fome, como o Lula tem sempre falado. Em Alagoas, nós temos uma situação diferenciada porque o Paulo Dantas pegou um governo organizado deixado pelo Renan Filho. O desafio do Paulo agora é fazer mais e ele vem com uma agenda muito intensa”, avalia.

Durante a entrevista, Ronaldo Medeiros também destacou o início dos pagamentos do novo Bolsa Família, os primeiros 30 dias do retorno do Minha Casa Minha Vida e volta do Mais Médicos, agora com o nome Mais Saúde para o Brasil.

“Essa é nossa expectativa, que os governos Federal e Estadual invistam e cuidem das pessoas”, comenta.