Política

Dr. Wanderley quer atendimento adequado a pacientes terminais

Parlamentar pede ao governador e secretário de saúde oferta de estrutura 'digna e condizente a essa etapa da vida e com assistência material, religiosa e psicológica'

Por Assessoria 15/03/2023 23h36
Dr. Wanderley quer atendimento adequado a pacientes terminais
Deputado Dr. Wanderley - Foto: Ascom ALE

O deputado Dr. Wanderley (MDB) encaminhou indicação ao governador Paulo Dantas e ao secretário Gustavo Pontes de Miranda, da Saúde, pedindo que disponibilizem um local adequado, “com leitos próprios, na rede de saúde pública ou privada, para cuidados paliativos em pacientes terminais que não mais possuem indicação terapêutica”.

Além da disponibilização da estrutura física e técnica a esses pacientes, o parlamentar pede que também seja assegurada a eles e suas famílias, assistência material, religiosa e psicológica.

No quadro atual, disse o parlamentar, esses pacientes terminais ocupam leitos que poderiam ser destinados a pacientes em tratamento, “quando poderiam repousar em leitos voltados a proporcionar um rito de passagem adequado, com a presença de familiares e a garantia de assistência material, religiosa e psicológica”.

- Não é raro – disse – encontrar casos em que a população carente não dispõe de outros familiares para cuidar em suas casas desses doentes, daí a necessidade de intervenção do Estado para atender a essa parcela da sociedade.

Dr. Wanderley, que é cirurgião cardiovascular, fez questão de observar que em hipótese nenhuma está propondo exclusão ou isolamento de pacientes terminais. “Nossa proposta é de assegurar a esses pacientes um leito próprio, com tratamento digno e condizente com essa etapa da vida, permitindo, ao mesmo tempo, que outros pacientes tenham acesso aos leitos destinados aos que estão em tratamento terapêutico”, explicou.

“A medida que proponho possui duas vertentes: de um lado, assegura o tratamento digno a ser conferido aos pacientes terminais e seus familiares; de outro, permite um maior acesso aos leitos da rede de saúde por pacientes submetidos a tratamento médico”.

A indicação apresentada pelo Dr. Wanderley foi lida em plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas e em breve entrará na pauta de sessão ordinária para ser debatida e votadas pelos parlamentares.