Política

Vereadores aprovam audiência pública para cobrar BRK sobre caos da falta de água em Maceió

Proposição do vereador Eduardo Canuto contou com apoio da casa que antecipou encontro para o dia 22 de março

Por CMM 14/03/2023 14h34
Vereadores aprovam audiência pública para cobrar BRK sobre caos da falta de água em Maceió
Pela proposta, deverão parcipar da audiência secretarias municipais que também têm sido afetadas por conta de serviços prestados ou não realizados pela BRK - Foto: Assessoria

As inúmeras denúncias e reclamações contra a empresa BRK Ambiental motivou um intenso debate na Câmara Municipal de Maceió. Inicialmente o tema foi abordado pelo vereador Eduardo Canunto (PV) que destacou os transtornos causados pela falta de água e a lentidão da empresa em sanar as demandas em vários bairros da capital. Diante da urgência em encontrar solução e ouvir os representantes da empresa, na próxima quarta-feira (22) será realizada uma audiência pública.

"São diversas as reclamações pelo não cumprimento dos prazos, aumentos abusivos, e desrespeito a decisões judiciais. Temos uma associação que realiza um projeto cultural e esportivo no Conjunto João Sampaio que teve os preços das contas majorados em 100% e recorreram à Justiça. Houve uma decisão judicial favorável e a empresa não cumpriu. Temos também reclamações da prefeitura que se queixa dos buracos deixados pela empresa nas vias da cidade", disse Canuto.

Canuto já havia protocolocado o pedido para o dia 28 de abril, mas diante da rercussão dos fatos, o vereador Catunda conseguiu junto a Mesa Diretora antecipar para a próxima semana. Ele também subescreveu o pedido de audiência ao lado do vereador Marcelo Palmeira (PSC).

Segundo João Catunda a antecipação é uma maneira de buscar o quanto antes soluções para as questões que envolvem a falta de água. "Temos altas taxas e eles não entregam o que deveriam entregar que é um serviço de qualidade. São comunidades que passam de 30 a 45 dias sem água. Vamos dar celeridade aos trabalhos", acrescentou Catunda.

Proposta


Pela proposta, deverão parcipar da audiência secretarias municipais que também têm sido afetadas por conta de serviços prestados ou não realizados pela BRK. Além de organizações não-governamentais, associações comunitárias e instituições afins.

A iniciativa da audiência contou com o apoio de vários vereadores, em plenário. Fernando Hollanda (MDB) disse que a casa está "cansada com os argumentos da empresa". Em sua avaliação é necessário mudar o discurso e passar a tomar posicionamentos mais sérios para puni-la.

O vereador Leonardo Dias (PL) revelou que em sua rede social são várias as reclamações de internautas com denúncias graves. Ele contou que já encaminhou ofícios mas há algum tempo não tem respostas. "Anteriormente tínhamos algum canal, mas agora isso não ocorre mais. A Casal prestava um péssimo serviço e agora a BRK está no nível péssimo dois ponto zero", criticou Dias.

Chico Filho (MDB) lembrou que a casa conhece a realidade de trabalho da empresa porque montou uma comissão para acompanhar os serviços que realiza na cidade. Ele lembrou que a época foram ouvidos diretores e tiveram acesso a detalhes dos contratos em vigor. Por isso, sugeriu, de forma antecipada que sejam solicitados documentos para otimizar o trabalho na casa.

"Lembro que durante nosso trabalho descobrimos que as agências reguladoras não estavam preparadas para fazer a fiscalização necessária. Entramos com um requerimento para acompanhar os serviços que foram e que estão sendo feitos. A BRK quando ganhou a licitação apresentou um Plano de Serviço. Ao que sei é que ele não está sendo cumprido", disse Chico.