Política

George Santoro deixa Sefaz e vai para ministério

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 14/03/2023 10h00
George Santoro deixa Sefaz e vai para ministério
George Santoro esteve à frente da Sefaz por mais de oito anos e ressaltou os avanços na área econômica - Foto: Sandro Lima

George Santoro não é mais o secretário de Estado da Fazenda e agora deve assumir uma secretaria executiva no Ministério dos Transportes, que tem o ex-governador e senador licenciado, Renan Filho, como titular. A saída foi anunciada ontem (13), no Palácio República dos Palmares, pelo governador Paulo Dantas (MDB). Nas últimas semanas, a notícia de que Santoro não seguiria mais à frente da Sefaz ganhou força na imprensa, no entanto nem o agora ex-secretário, tampouco o governador confirmava a veracidade do fato.

No lugar de Santoro assume Renata Santos, que estava à frente da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O novo titular da Seplag é Gabriel Albino, que estava no cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento do próprio órgão.
Santoro assumiu a Sefaz em 2015 e, segundo o ex-secretário, a dívida corrente líquida de Alagoas caiu de 167% para 54,8%.

“Fui o secretario mais longínquo de Alagoas e quando começamos tínhamos um histórico de estado muito endividado. Éramos o quinto mais endividado do país, com os piores índices de desenvolvimento humano, desemprego e violência”, comentou durante a coletiva;
George Santoro contou ainda que Alagoas é um dos 12 do país com precatórios quitados. “Aqui, fizemos 10 mil nomeações de concursados no período, e isso só foi possível graças a quatro reformas previdenciárias que implementamos”, reforçou.

O ex-secretário da Fazenda contou ainda que, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Alagoas praticamente não recebeu recursos. “Exceto por R$ 70 milhões que vieram para o Canal do Sertão, entre 2019 e 2021 o Estado não recebeu nenhum recurso do Governo Federal e mesmo assim diminuímos as dívidas”, continuou.

“Trabalho com Fazenda há 30 anos e estava muito desgastado. Agora, em outra missão, em Brasília, vou oxigenar a carreira, mas estarei sempre à disposição para ajudar o Estado de Alagoas”, concluiu.

Para o governador Paulo Dantas, que a meta é manter o estado pagando os salários e os fornecedores em dia, com a mesma capacidade de investimento. Ele também agradeceu a Santoro pelos anos em que esteve à frente da Sefaz.

“Vamos investir, no mínimo, 2,5 bilhões de reais. Investimos em modernização da Fazenda, tecnologia e inovação, tendo um sistema fazendário cada vez mais forte, diminuindo desigualdade social, mantendo um ambiente adequado para atrair novos negócios, novas empresas, oferta de emprego e oportunidade. Ele [George Santoro] e o ex-governador Renan Filho pegaram o estado em uma situação difícil, sem planejamento, com os piores índices em todas as áreas e foi essa organização fiscal, financeira e orçamentária que fez o estado mudar”, declarou.

Nova secretária destaca trabalho de continuidade

A nova secretária de Estado da Fazenda, Renata Santos, garantiu que dará continuidade ao trabalho iniciado por George Santoro. Ao lado do governador Paulo Dantas (MDB), ela disse estar tranquila em assumir o posto, pois ao longo dos últimos anos, a Fazenda Estadual passou por modernização.

Renata Santos teve atuação destacada pelo governador Paulo Dantas I Foto: Sandro Lima


“Estou tranquila em assumir a Fazenda neste momento, pois teve um processo de modernização ao longo dos anos. Temos um grande projeto na parte tributária e tenho certeza de que seguir com esse projeto vai contribuir bastante com o governador, para que a gente consiga manter o nível de investimento”, afirmou.

Renata ainda enfatizou o papel de uma mulher à frente de uma secretaria primordial para o Executivo.

“Estou feliz em voltar para casa, animada, e, pela primeira vez, a Fazenda vai ser uma casa feminina. Acredito que vamos dar nossa cara. A Fazenda vai continuar no ritmo dela, mas com o meu jeito. Desejo boa sorte para o George e ao Gabriel. Tenho certeza de que ele vai ser um secretário de Planejamento excelente”, ressaltou a nova secretária da Fazenda.

De acordo com o governador, Renata dos Santos teve um papel importante durante sua primeira passagem pela Sefaz - entre 2015 e 2022, como Secretária Executiva do Tesouro Estadual - e, posteriormente como Secretária da Seplag, onde foi responsável pela modernização da gestão fiscal e reestruturação do Estado, coordenando a execução da Lei Delegada.

“Renata tem um currículo invejável e sua competência é mais que comprovada, sendo uma das principais responsáveis - ao lado do Santoro - pela modernização fiscal do Estado, que possibilitou Alagoas a arrecadar mais, diminuir sua dívida e ampliar a capacidade de investimento, colocando Alagoas no topo da lista dos Estados, proporcionalmente, que mais investiram sua receita corrente líquida em 2022.

O ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, também esteve presente na coletiva de imprensa onde elogiou o governador Paulo Dantas pelas escolhas, que vão dar continuidade aos avanços que o Estado tem obtido nos últimos anos.

“Quero parabenizar o governador Paulo Dantas pelas escolhas, que são inteiramente técnicas e que são a certeza de que o Estado seguirá crescendo e se mantendo firme economicamente, com planejamento, investindo cada vez mais e valorizando o servidor. Para o Governo Federal é extremamente confortável investir recursos em um ente federativo que passa tanta credibilidade como Alagoas. Tenho certeza que os próximos quatro anos serão de mais desenvolvimento e crescimento para Alagoas”, destacou. (Com Agência Alagoas)