Política

Mulheres comandam sessão ordinária na Câmara Municipal de Maceió

Silvania Barbosa, Gaby Ronalsa e Olívia Tenório se revezaram na presidência sessão

Por Dicom CMM 08/03/2023 23h49
Mulheres comandam sessão ordinária na Câmara Municipal de Maceió
Gaby Ronalsa, Silvania Barbosa e Olívia Tenório - Foto: Dicom CMM

As mulheres comandaram a sessão ordinária desta quarta-feira (8) na Câmara Municipal de Maceió. Como parte da celebração do Dia Internacional da Mulher, o presidente Galba Netto (MDB) foi para o plenário e deixou a mesa ser conduzida pela vice-presidente vereadora Silvania Barbosa (MDB). De forma democrática ela dividiu a função com a 2° vice-presidente Gaby Ronalsa (PV) e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vereadora Olívia Tenório. A vereadora Teca Nelma (PSD) só não participou por ter pedido licença de dez dias para tratamento de saúde.

Na abertura da sessão o primeiro a se pronunciar foi o presidente Galba Netto que destacou a forma altiva e articulada com que a bancada feminina tem se posicionado na CMM. Segundo o presidente as mulheres da capital estão muito bem representadas pela capacidade de mobilização e as pautas trazidas pelas vereadoras. Para ele a pluralidade de temas tem elevado cada vez mais o nível dos debates para a elaboração de projetos.

"Nós temos o prazer de ter duas vices em nossa Mesa. E na composição da CMM com as vereadoras Olívia a Teca, mesmo na ausência. São as mulheres que fazem com que todas as bandeiras de luta sejam defendidas diariamente por estas mulheres fortes. Fico feliz em fazer esse registro e parabenizar as mulheres que compõem nossa casa. Nossas funcionárias e o apoio do pessoal da limpeza. Fica aqui nosso respeito e que seja destacada por todos homens a importância de todas as mulheres que buscaram o seu espaço. Fica aqui o respeito da casa à todas vocês. Todas as homenagens que fizermos serão sempre muito poucas em relação ao carinho e ao respeito que nós temos às mulheres", disse Galba.

Galba também teve o trabalho e a postura democrática reconhecida por todas as vereadoras presentes. E revelou que tem sido um aprendizado diário pois a cada semana as vereadoras buscam sempre se aprofundar em temas novos oriundos das demandas da sociedade.

"É um orgulho termos mulheres tão honradas aqui. São vocês que representam a mulher maceioense e do Estado trazendo as pautas que são discutidas em nossa casa", completou o presidente.

Representatividade

Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Chico Filho (MDB), o Dia da Mulher é também para reflexão sobre o quanto a sociedade precisa da representatividade feminina. Ele parabenizou a liderança feminina na casa e defendeu que possa ser ampliada em todo o país.

"Parabenizar às mulheres brasileiras e àquelas mulheres vereadoras que ainda precisam de maior representatividade nas casas legislativas. Nós homens reconhecemos isso. Parabenizamos as mulheres que trabalham na casa. À todas que de forma participativa nos ajudam em nosso mandato. Deixo aqui a mensagem para que continuem trabalhando pelas mulheres e pelo reconhecimento que vocês merecem. *Saudar as mulheres alagoanas e brasileiras", concluiu Chico.

O vereador Leonardo Dias (PL) destacou que as vereadoras conseguiram muitas vitórias ao longo dos últimos dois anos de mandato. Ele lembrou que em muitas delas esteve ao lado das mulheres votando de forma democrática. Disse também que continuará aliado principalmente quando for em defesa da vida, "fetos e nascituros".

Fernando Hollanda (MDB) lembrou que as mulheres são maioria na população brasileira, mas que isso ainda não se reflete nas oportunidades de trabalho e nos salários pagos. Por isso, além de ser solidário as pautas femininas se comprometeu que o momento exige que os homens "lutem cada vez mais" ao lado das mulheres para combater as contradições sociais.

Proteção

A importância da data também foi destacada pela vereadora Olívia Tenório. Porém, em seu pronunciamento ela refletiu sobre a necessidade de que possa ir além do caráter festivo que em alguns momentos ganha relevância. Ela defendeu que o mais importante é avançar nas políticas públicas e de proteção para que as mulheres tenham direito garantidos.

"Os casos de feminicídio têm aumentado. E essa luta agente não pode parar. Relembramos para tocar no coração de todos e fazermos todos os dias. Enquanto eu respirar continuarei lutando para garantir o direito da mulher. Parabenizo as mulheres aqui da CMM por serem guerreiras e por servirem a população para ter uma vida melhor", enfatizou Olívia

Os vereadores Brivaldo Marques (MDB) e Samyr Malta (PSC) reafirmaram o compromisso com pautas que garantam saúde e o bem-estar das mulheres. Enfatizaram a importância das mulheres das suas famílias que com sua força acabaram os influenciando a serem fortes também.

De acordo com o primeiro secretário Marcelo Palmeira (PSC), os dois primeiro anos de mandato da atual legislatura têm demonstrado o compromisso da casa com pautas sociais e também a causa feminina. O respeito às vereadoras ocorre de forma natural por meio das pautas que trazem.

"As mulheres têm ainda um número menor nos parlamentos, mas a cada eleição, no Congresso Nacional, na Câmaras Assembleias têm conquistado mais espaço legítimo e isso mostra que a população tem qualificado o seu voto em escolhê-las", completou Palmeira.

Políticas públicas

Diante dos pronunciamentos dos colegas vereadores, Silvania reconheceu que durante todos os seus mandatos sempre se sentiu acolhida e apoiada no parlamento. Foi mais além ao dizer que mesmo nos momentos de divergências e enfrentamentos nunca sofreu nenhum ato de desrespeito. E que teve a oportunidade de realçar essa característica do poder em recente palestra para estudantes do ensino médio.

"O homem tem uma forma de reagir para qualquer tipo de reação que usam o braço como arma. Mas a mulher usa a lágrima, mas não é um sinal de fraqueza. É uma forma de reagir. Me sinto honrada em fazer parte da Mesa. Essas oportunidades são importantes e esse é um desafio. Precisamos mais que apenas uma data para homenagear a mulher. Precisamos de mais políticas públicas em defesa da mulher. Somos da capital e precisamos ter representatividade em Brasília. No momento estamos sem uma mulher em nossa bancada e isso é uma pena. Que a política não nos veja apenas como uma cota. Cada uma faz a diferença aqui nesta casa. Nossas lutas são diárias", concluiu Silvania.

O discurso da vereadora Gaby Ronalsa fechou o dia de homenagens em plenário. Cercado de emoção ela lembrou que no dia em que se reverencia, fala-se das lutas femininas, suas conquistas e a necessidade de proteção, mais um caso de feminicídio foi registrado na capital alagoana. Ela se referiu à morte da farmacêutica e ex-mãe de santo Marcele Silva encontrada morta numa vala de esgoto.

"Precisamos de mais políticas públicas para acabar com a violência e o assédio. Apesar de ser um dia de celebração acordei com um abalo muito grande com a morte de uma mulher que exercia um papel em sua comunidade. A farmacêutica Marcele Silva foi morta e jogada numa vala. Jogaram como um lixo. Como se não valesse nada. Precisamos de mais respeito não só no dia de hoje, mas sempre. Pode ser que não esteja mais aqui. Espero que minhas sobrinhas e se Deus permitir que tenha uma filha que elas não vivam o que temos nos dias atuais. Pois somos diariamente desvalorizadas", disse Gaby.