Política

Mobilização na Câmara Federal busca apoio para Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras

Sindicato dos Urbanitários de Alagoas visitou gabinetes de vários deputados na Câmara Federal, no período de 28 de fevereiro a 2 de março

Por Assessoria 03/03/2023 23h26
Mobilização na Câmara Federal busca apoio para Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras
Mobilização do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas em Brasília - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, em atividade do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, visitou os gabinetes de vários deputados na Câmara Federal, no período de 28 de fevereiro a 02 de março, em busca de apoio para a criação de uma frente parlamentar para reestatizar a Eletrobras.

A mobilização tem recebido várias adesões como a dos Deputados Federais Orlando Silva (PCdoB-SP), Fernando Mineiro (PT-RN), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e João Daniel (PT-SE), além da liderança do PDT, dentre outros.

Os parlamentares assinaram tanto o pedido de criação da Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras quanto se comprometeram em lutar contra a privatização do saneamento.

As privatizações das empresas públicas representam a exclusão dos serviços às famílias mais vulneráveis, precarização das atividades, falta de acesso ao saneamento, aumento de doenças, faturas mais caras, cortes na produção das empresas e desemprego.

O Deputado Paulão do PT de Alagoas é um dos que estão comprometidos com essa luta, já tendo declarado que irá lutar para que a Frente Parlamentar possa ser viabilizada e cumpra papel relevante neste debate, que segundo ele é urgente.

Paulão diz que ‘‘quando Lula diz como presidente, que foi uma venda que foi uma verdadeira bandidagem, eu não tenho dúvida porque ele tem elementos para afirmar sobre isso’’.

‘‘Eu acho que é possível a gente voltar essa discussão com força na Câmara Federal, a Câmara está criando uma frente parlamentar para reestatizar a Eletrobras, que no caso o nordeste ela é simbolizado pela CHESF – Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco, que tem um papel fundamental na economia do nordeste, na parceria com os municípios, na área da cultura. Ela sempre foi parceira, gerando emprego e renda para uma região que tanto precisa’’, concluiu Paulão.