Política
TRE/AL realiza ações para ressaltar a importância da participação feminina na política
Órgão inicia nesta quarta-feira ações específicas em comemoração ao mês da mulher
A partir desta quarta-feira, 1º de março, o Tribunal Regional de Alagoas (TRE/AL) inicia ações específicas em comemoração ao mês da mulher e com o foco na ampliação da participação feminina na política. Entre os eventos programados, um grande bate-papo com o tema “Mulher e Poder: uma reflexão necessária” e campanhas institucionais nas redes destacando e valorizando magistradas e servidoras da Justiça Eleitoral alagoana.
"As mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas. A não ocupação desses espaços deixa as mulheres à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer a democracia. Para melhorar a participação feminina na política, o TRE de Alagoas pensou em ações presenciais e nas redes sociais para abordar e discutir a temática durante todo o mês de maio", explicou a desembargadora eleitoral Jamile Duarte Coelho Vieira, que é Ouvidora da Mulher e presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE/AL.
Para o presidente do TRE/AL, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, a valorização feminina precisa acontecer todos os dias e o TRE de Alagoas abordará esse tema em várias oportunidade ao longo de sua gestão. "Queremos que milhares de mulheres, de todas as idades e de todos os cantinhos do nosso Estado, sejam beneficiadas com palestras falando sobre a importância de participar da política se candidatando mas, ainda, escolhendo bem em que vota e pensando em melhorar as políticas públicas. A Ouvidoria da Mulher, a Escola Judiciária Eleitoral e a Comunicação terão essa missão durante minha gestão", afirmou.
Nas redes sociais, a Assessoria de Comunicação preparou uma campanha destacando e valorizando as magistradas e servidoras que atuam nos cartórios eleitorais e Secretaria do TRE/AL. "Nosso órgão é composto por mulheres extraordinárias que se desdobram diariamente em suas tantas funções e ainda conseguem prestar serviços de excelência em seus postos de trabalho. Esses rostos e suas opiniões abrilhantarão nossa campanha diariamente nos perfis oficiais do Tribunal nas redes sociais", destacou a assessora de Comunicação, Flávia Gomes de Barros.
No dia 22 de março, um grande evento promete reunir centenas de alagoanas para refletir sobre a ocupação das mulheres nos espaços de poder. As grandes protagonistas do bate-papo serão Lázara Carvalho (advogada, defensora dos Direitos Humanos e Chefe da Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça) e Margarete de Castro Coelho, (doutora em Direito e exerceu os mandatos de deputada federal, deputada estadual, e vice-governadora do estado do Piauí, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo de Governadora do Piauí interinamente).
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas