Política

Câmara aprova requerimento para que prefeitura reative Conselho do Plano Diretor

Proposição foi do vereador Dr. Valmir Gomes (PT) que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Urbanos

Por Dicom CMM 01/03/2023 15h47
Câmara aprova requerimento para que prefeitura reative Conselho do Plano Diretor
Vereador Dr. Valmir Gomes (PT) - Foto: Dicom CMM

Os vereadores de Maceió aprovaram, em sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira (1), um requerimento do vereador Dr. Valmir Gomes (PT) para a reativação do Conselho do Plano Diretor. O objetivo é que o grupo possa contribuir com o debate da matéria que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. O parlamentar lembrou que sua criação ocorreu durante a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira e ainda está em vigência, porém, precisa ser rearticulado.

Segundo Valmir o conselho poderá contribuir com as discussões para o aprimoramento do texto produzido pelo Executivo. O Plano Diretor de Maceió não atende mais as necessidades da capital que nos últimos anos se expandiu, teve bairros desocupados e ao mesmo tempo aumentou sua ocupação demográfica de forma desordenada.

"É necessário que a prefeitura reative esse Conselho do Plano Diretor para que os segmentos organizados da sociedade possam contribuir com a discussão da matéria. Nós temos conhecimento que ele está sendo trabalhado, mas é preciso que ele ecoe nos corações e nas mentes dos maceioenses para que possam conhecer e colaborar com sua elaboração", disse Valmir.

Durante seu discurso para a defesa do requerimento, Valmir reconheceu que o prefeito JHC contratou especialistas de uma universidade de fora de Alagoas para sua elaboração. Por outro lado, para ele, no Estado existem especialistas nas universidades que podem ser ouvidos para aprimorar e qualificar o debate sobre o PD.

"Defendemos que seja ouvida a Ufal por meio de seu departamento de arquitetura, a Unit, o Cesmac e demais universidades. E os segmentos sociais que entendem do tema", argumentou Valmir.

O petista que é o vice-presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, lembrou que já foram realizadas audiências públicas em caráter prévio no Benedito Bentes, Fernão Velho, Unit e Sindicato dos Médicos. Em todas elas lideranças e representantes da sociedade civil demonstraram interesse em saber detalhes de como será o solucionado o problema dos quatro bairros afetados pela mineradora Braskem.