Política

Paulão diz que Câmara Federal vai discutir reestatização da Eletrobras

Deputado federal relembra de quando alertou sobre o processo de privatização da estatal

Por Assessoria 24/02/2023 22h38
Paulão diz que Câmara Federal vai discutir reestatização da Eletrobras
Urbanitários entregaram documento pedindo a reestatização da Eletrobras - Foto: Assessoria

O Deputado Federal Paulão, do PT de Alagoas deu entrevista ao Blog do jornalista Cadu Amaral, no dia 22 de fevereiro, quando alertou sobre o processo de privatização da Eletrobras, destacando a necessidade de revisão dos verdadeiros absurdos que foram praticados nesse caso.

Paulão diz que ‘‘quando Lula diz como presidente, que foi uma venda que foi uma verdadeira bandidagem, eu não tenho dúvida porque ele tem elementos para afirmar sobre isso’’.

O Deputado Federal diz que é necessário fazer essa luta através da AGU, que é Advocacia Geral da União, ou seja, é a parte jurídica que defende o estado. ‘’Eles irão detectar as irregularidades que foram apontadas por alguns conselheiros do tribunal de contas. Isso serve de elemento’’, afirma Paulão.

Outro instrumento de luta, segundo o deputado, é um estudo feito pelo movimento sindical através da Confederação Nacional dos Eletricitários - CNU, ‘’que contou com especialistas do setor e, já foram inclusive diretores da entidade e estudiosos do setor, pessoas que participaram do governo do Lula, do governo da Dilma e conhecem, tem expertise sobre essa temática’’.

‘‘Eu acho que é possível a gente voltar essa discussão com força na Câmara Federal, a Câmara criou agora uma frente parlamentar para reestatizar a Eletrobras, que no caso o nordeste ela é simbolizado pela CHESF - Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco, que tem um papel fundamental na economia do nordeste, na parceria com os municípios, na área da cultura. Ela sempre foi parceira, gerando emprego e renda para uma região que tanto precisa.’’

Paulão diz que está otimista com esse tema, que é possível a discussão da Eletrobras e suas empresas voltarem para o controle do estado. ‘‘Vou dar só um exemplo dos Estados Unidos que é um país que tem uma visão capitalista. Para uma parcela significativa da geografia americana ela é controlada pelo exército americano. Eles entendem que energia tem um papel estratégico de soberania, vários países da Europa que privatizaram o setor elétrico, o setor de água e saneamento, eles estão refazendo o processo, reestatizando, para voltar a ser pública, porque as tarifas aumentaram muito nesses países que tiveram experiência de privatizar.’’

Na Inglaterra, por exemplo, as tarifas ficaram insuportáveis, principalmente para as pessoas que têm renda menor e são mais vulneráveis. A classe trabalhadora foi atingida, chegando até à classe média.

Esse é o mesmo cenário do Brasil que pode piorar e muito. ‘‘Bolsonaro tocou, junto com Arthur Lira, a privatização da Eletrobras de uma forma para que o governo não volte a adquirir maioria da empresa. O sujeito que eles botaram na presidência da Eletrobras aumentou o seu próprio salário pra mais de trezentos mil reais. Não existe outra alternativa, a gente tem que reestatizar a Eletrobras porque é patrimônio público brasileiro’’, conclui o Deputado.