Política

Parlamentar sugeriu a criação de um programa de governança para o Canal do Sertão

Operação Carro-Pipa está suspensa em Alagoas há quatro meses

Por Assessoria 13/02/2023 16h12
Parlamentar sugeriu a criação de um programa de governança para o Canal do Sertão
Reunião nesta segunda-feira - Foto: Assessoria

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) participou, em Maceió (AL), na manhã desta segunda-feira (13), de uma reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sobre a urgência na retomada imediata da Operação Carro-Pipa. O parlamentar se comprometeu a ajudar, no que for possível, a população que vive no semiárido alagoano, e cobrou a necessidade de ações efetivas de combate à seca.

“O Canal do Sertão tem mais de vinte anos de promessas de governos de direita, governos de esquerda, de governos populistas, e pouco representa na mudança efetiva para o povo que continua sem água para agricultura ou potável para consumo. Está na hora de ser criado um projeto de governança, que minimize esse nefasto problema da seca. O povo merece oportunidades”, afirmou.

Segundo Alfredo Gaspar, é preciso cobrar do Governo do Estado, Governo Federal e governos municipais uma integração na gestão do Canal do Sertão. “Não é possível que bilhões e bilhões de reais evaporem todo ano e não se tenha melhoria na vida da população. Sem o projeto de governança, com ações compartilhadas, teremos, em breve, mais um presidente inaugurando um novo trecho e o povo na beira do canal passando fome, passando sede”.

A operação Carro-Pipa está suspensa em Alagoas há quatro meses, afetando mais de 150 mil pessoas que vivem nas 37 cidades que eram beneficiadas pelo programa. “A indústria da seca faz mal ao país. Essa miséria contínua, imposta ao sertanejo tem que acabar. Água não pode virar moeda de troca de votos”, completou.