Política

Reunião da AMA discute Eleição Unificada para Conselheiro Tutelar e paralisação da Operação Pipa

Reunião acontece na próxima segunda-feira, dia 13, da AMA, a partir das 8h30

Por Imprensa AMA 10/02/2023 15h42 - Atualizado em 10/02/2023 21h06
Reunião da AMA discute Eleição Unificada para Conselheiro Tutelar e paralisação da Operação Pipa
Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) - Foto: Imprensa AMA

A reunião da Associação dos Municípios dos Alagoanos (AMA) da próxima segunda-feira, dia 13, traz temas importantes da assistência social e do abastecimento de água em 37 cidades.

O primeiro ponto de pauta, às 8h30, tem como tema a Eleição Unificada para Conselheiro Tutelar. O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que se dá por meio de votação popular, ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo de outubro (01) de 2023.

O promotor de Justiça, Cláudio Luiz Galvão Malta, Coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), apresentará aos prefeitos, secretários (as) de Assistência e presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) detalhes para as eleições unificada.

Com a presença dos deputados federais, a segunda pauta da reunião, às 10h, tratará sobre a paralisação da Operação Pipa. Há 4 meses sem distribuição de água pelo Exército, AMA quer ações emergenciais para população atingida de 37 municípios.

A operação pipa atende 38 municípios, 150 mil pessoas com cerca de 190 pipeiros. A atual realidade nos municípios do semiárido alagoano é que a população está sendo forçada a comprar água no carro pipa, no entanto, a maioria não tem dinheiro para custear com esse gasto e muitas vezes, não há quem venda água nas regiões.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, convocou os Deputados Federais, representantes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prefeitos e coordenadores Municipais de Defesa Civil dos municípios prejudicados para debater o assunto.

Municípios que recebiam a Operação Pipa: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Traipu.