Política

Médico Cléber Costa toma posse como vereador de Maceió

Ele assume vaga deixada pelo delegado Fábio Costa que renunciou ao mandato para assumir cadeira na Câmara Federal

Por Dicom CMM com Assessoria 03/02/2023 21h58
Médico Cléber Costa toma posse como vereador de Maceió
Cléber Costa (segundo da esquerda para a direita) - Foto: Dicom CMM

O médico e vereador Cléber Costa (PL) foi empossado nesta terça-feira (3) na vaga deixada pelo delegado e ex-vereador Fábio Costa (PP), eleito deputado federal nas últimas eleições. No final do mês ele renunciou ao mandato o que garantiu o retorno, em definitivo, de Cléber para completar os dois anos restantes da atual legislatura.

Cléber era o 1° suplente da coligação que elegeu Costa, vereador mais votado em 2020. Ele retorna à Casa de Mário Guimarães com o compromisso de manter-se fiel a sua principal bandeira política: a saúde. De formação progressista, também, assumirá compromisso com a área social e a educação. O ato que formalizou sua posse foi feito pelo presidente da Câmara de Maceió, vereador Galba Netto (MDB), o 1° secretário Marcelo Palmeira (PSC) e o 3° secretário João Catunda (PP).

Em 2015, Cléber foi uma das vozes atuantes em defesa do PAM Salgadinho, vindo a integrar a campanha "Abrace o PAM". A principal pauta a época era o repasse de mais recursos para a unidade que por falta de condições estruturais chegou a ser fechada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

“Desde de que me tornei médico, há mais de 40 anos, que luto pela população de Alagoas, para que tenham melhor assistência no SUS”, disse Cléber.

É com essa convicção política que promete continuar essa luta, inclusive, para a construção de uma unidade no padrão do PAM na parte alta da cidade.

Atuação

Nesta legislatura essa é a segunda vez que Costa assume como vereador. Agora, porém, de forma efetiva. Com passagem pelo parlamento em outros dois mandatos é de sua autoria a Lei n° 6.497 que obriga a apresentação de carteira de vacinação para todas as crianças matriculadas nas escolas do município. Outra importante ação como parlamentar garantiu a aprovação da Lei n° 6.370 que permite a gratuidade da passagem no transporte público municipal para pacientes portadores de HIV.

O "setembro vermelho" que garante ações de atenção e prevenção de doenças cardiovasculares, que afeta milhões de brasileiros, também é resultado de sua atuação como parlamentar.

Por isso, pretende articular-se para garantir a elaboração de um plano de investimento para a normatização da ampliação da rede básica. O objetivo é garantir a programação de investimento. Cléber também pretende normatizar a descentralização das necessidades de ações em saúde. Isto para garantir ações em áreas da cidade obedecendo os indicadores epidemiológicos de cada região.

"Maceió precisa de uma legislação que normatize a Carreira SUS, através da criação de processo de isonomia em que o servidor sinta segurança no trabalho, esteja onde estiver", enfatizou Cléber que pretende propor isso em conversa com o prefeito JHC.