Política

Parlamentares tomam posse na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira

Maior bancada feminina já eleita para o Poder Legislativo alagoano contará com seis deputadas

Por Ascom ALE 31/01/2023 16h47 - Atualizado em 31/01/2023 20h11
Parlamentares tomam posse na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira
Assembleia Legislativa do Estado - Foto: Ascom ALE

Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, às 14 horas, os deputados estaduais eleitos e reeleitos no último pleito de 2022 tomam posse na Assembleia Legislativa de Alagoas para dar início a 20ª Legislatura da Casa de Tavares Bastos. Eles também irão eleger a nova Mesa Diretora, que comandará o Poder pelo próximo biênio (2023/2024). Dos 27 deputados que comporão o Parlamento alagoano, 11 são estreantes na Casa. Com destaque para a maior bancada feminina já eleita para o Poder que, pela primeira vez, desde a bancada solitária de Lily Lages, em 1934, passa a contar com seis representantes do sexo feminino, sendo três reeleitas: Fátima Canuto, Cibele Moura e Flávia Cavalcante (todas do MDB), e as estreantes Carla Dantas (MDB), Rose Davino e Gabi Gonçalves (ambas do PP).

A primeira sessão preparatória de posse será realizada no plenário da Casa, cujos trabalhos serão dirigidos pelo presidente do Legislativo, deputado Marcelo Victor, em conformidade com o estabelecido no parágrafo 1º, do artigo 2º, do Regimento Interno do Poder. Trinta minutos após a posse dos parlamentares, haverá uma segunda sessão preparatória, na qual será eleito o novo presidente do Parlamento, em votação isolada.

Após eleito, o presidente é imediatamente empossado e assume os trabalhos, a fim de dar sequência ao processo eleitoral dos demais integrantes da Mesa Diretiva, que representará o Poder pelo próximo biênio (2023/2024). Em regra, a votação é aberta e nominal, conforme estabelecido na resolução nº 640/2020. Segundo o Regimento Interno da Casa, para se eleger o novo chefe do Legislativo, assim como os demais integrantes da Mesa Diretora, é exigida a maioria absoluta de 14 votos.

Eleita e empossada a Mesa Diretora, bem como os suplentes, o presidente convocará os parlamentares a comparecer a Casa, no próximo dia 15 de fevereiro, para a instalação da primeira sessão legislativa da 20ª Legislatura.

Dos 27 deputados que comporão o Parlamento alagoano na próxima Legislatura, 11 são estreantes na Casa: Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Carla Dantas (MDB), Delegado Leonan (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Remi Calheiros (MDB) e Rose Davino (PP).

Retornam ao Legislativo os deputados Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Fátima Canuto (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros Filho (MDB), Marcos Barbosa (Avante) e Silvio Camelo (PV).

Primeira sessão preparatória

Durante a primeira sessão preparatória para a posse dos parlamentares, o presidente Marcelo Victor convidará dois deputados para, na condição de 1º e 2º secretários, comporem a Mesa. Não há chamada. O 1º secretário lê a relação de deputados que tomarão assento no Parlamento; e caberá ao presidente da Mesa a leitura do termo de compromisso constitucional. Em seguida é feita a chamada dos deputados para que, de pé, ratifiquem a declaração.

Tags: