Política

Washington Luiz toma posse no TRE/AL

Desembargador eleitoral assume o comando da Justiça Eleitoral e vai presidir as eleições para prefeito e vereador em 2024

Por Editoria de Política com Tribuna Independente 14/01/2023 10h19
Washington Luiz toma posse no TRE/AL
Desembargador Washington Luiz, em seu discurso, fez uma defesa veemente do sistema eleitoral e criticou políticos que não sabem perder nas eleições - Foto: Adailson Calheiros

O desembargador Washington Luiz tomou posse, na tarde da última sexta-feira (13), para presidir o Tribunal Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), no biênio 2023-2024. O magistrado será o responsável em conduzir os trabalhos nas eleições para prefeito e vereadores nos 102 municípios de Alagoas. Em seu discurso de posse, destacou que a Justiça Eleitoral precisa estar cada vez mais próxima da sociedade, com participação efetiva das mulheres e serviços descentralizados nos fóruns da capital alagoana.

“Assumo a presidência do Tribunal Regional Eleitoral com o propósito de deixar a justiça eleitoral próxima da população. São mais de 25 anos atuando como desembargador no Tribunal de Justiça de Alagoas e precisamos ofertar serviços descentralizados nos fóruns de Maceió, tendo em vista que a capital tem crescido muito nos últimos anos. As mulheres também precisam ter mais destaque e vamos atuar para que elas se fortaleçam na seara eleitoral”, disse.

Em um segundo momento, o novo presidente do TRE em Alagoas garantiu que as principais defesas de sua gestão estarão respaldadas na Constituição Federal. Washington Luiz ressaltou que é preciso organizar o processo eleitoral para que o pleito municipal ocorra de forma segura.

“Temos um ano para organizar todo o processo eleitoral em Alagoas. Vamos atuar em parceria com os demais órgãos e forças de segurança. Vamos trabalhar para garantir um pleito dentro da normalidade. Como se sabe, a Justiça Eleitoral é conhecida como Justiça da Democracia, por ter a missão de conduzir todo o processo”, assegura o presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

DEFESA DAS URNAS

Alvo de ataques políticos de Jair Bolsonaro, ex-presidente da República e diversos de seus aliados, o sistema eleitoral brasileiro foi veementemente defendido por Washington Luiz.

“O resultado das eleições gerais é conhecido horas após o fechamento das urnas e que, em outros países, como os Estados Unidos da América, o processo demora semanas e até meses. O modelo aqui é exemplo para o mundo. O TRE tem o papel de garantir a normalidade do pleito, de resguardar o que determina a Constituição. Vimos recentemente uma série de críticas a um modelo eleitoral que serve quando se ganha, mas que não presta quando se é derrotado nas urnas. Sinceramente, vejo isso como ignorância ou até má-fé ao atacar a lisura de todo o processo que aconteceu com as urnas. Inclusive, instigando o Exército a agir”, defendeu o presidente.

PRESTIGIADO

A solenidade de posse, que foi realizada no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), contou com a expressiva presença de parlamentares estaduais e federais, prefeitos e de integrantes dos demais poderes.