Política

JHC nomeia 19 novos membros do Conselho Municipal de Educação

Lista dos membros foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (6)

Por Assessoria 06/01/2023 20h49
JHC nomeia 19 novos membros do Conselho Municipal de Educação
Lista dos membros foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta - Foto: Assessoria

O prefeito JHC nomeou, nesta sexta-feira (6), os novos integrantes do Conselho Municipal de Educação (Comed) para o quadriênio 2023-2026. A nomeação dos 19 membros titulares, além de seus suplentes, foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje.

O Comed é um colegiado que possui caráter normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e de controle social da rede pública de ensino da capital alagoana. A entidade tem como obrigação acompanhar os investimentos e as políticas públicas da Educação de acordo com as legislações Federal e Municipal.

Ao todo são 12 segmentos e instituições, cada qual com seus representantes que vão, ao longo do mandato, auxiliar nas ações deliberativas, normativas e fiscalizadoras. Esses membros representarão sociedade civil e do poder público.

Eles são distribuídos em duas câmaras setoriais, sendo nove para a Câmara de Educação Básica Municipal e 10 para a Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização de Profissionais de Educação do Município de Maceió.

A secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas, destacou a importância da pluralidade de representantes de diversas áreas no Comed para a discussão de pautas.

“É importante essa representatividade da sociedade no Conselho Municipal de Educação por ter cadeiras de segmentos da sociedade civil e instituições públicas e privadas, porque o Conselho delibera diversas pautas para a educação do município de Maceió. Portanto, se faz necessário ter representantes de diversas áreas para ampliar a discussão no pleno e votar pautas importantes para a educação.

O conselho é formado por 19 membros titulares, com representantes da sociedade civil e do poder público, distribuídos em duas câmaras setoriais, sendo nove para a Câmara de Educação Básica Municipal e 10 para a Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização de Profissionais de Educação do Município de Maceió.

O professor Juliano Brito, atual presidente do Comed, destaca que o trabalho voluntário dos conselheiros ocorre por atuação em prol de uma educação pública de qualidade. “É muito significativo para o Município a ação desses conselheiros pois sem eles não conseguiríamos normatizar, propor e deliberar a respeito das políticas educacionais do sistema municipal de educação”, afirmou.

Confira a lista dos segmentos e membros nomeados:

I – Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió Titulares:

Claudiane Oliveira Pimentel Fabrício, Mainah Almeida de Paula Lima e Adriana Silva de Morais Andrade

II - Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública Municipal:

Adriana Maria da Silva, Ivanilda Ferreira de Lima e Flávia Maria da Silva Paz

III - Representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica Pública Municipal:

Priscila Maria dos Santos Araújo, Andreia Maria Guimarães e Eliane Silva de Souza

IV – Representantes dos Professores da Educação Infantil da Rede Privada (Sindicato dos Professores de Alagoas-SINPRO):

Murilo Firmino da Silva

V - Representantes dos Professores da Educação Básica Pública Municipal (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas - SINTEAL):

Juliano Matias de Brito e Pastora Maria dos Santos

VI – Representantes das Instituições Públicas Formadoras de Professores (Universidade Federal de Alagoas):

Abdizia Maria Alves Barros

VII - Representantes dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada de Educação Infantil (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas-SINEPE):

Bárbara Heliodora Costa e Silva

VIII - Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA):

Alba Mércia Ferreira de Lima

IX - Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD):

Maria Luiza Angelim Duarte Costa e Silva

X – Representantes dos Servidores Técnico Administrativo das Escolas Públicas Municipais (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas-SINTEAL):

Katia Valéria Oliveira da Silva

XI – Representantes dos Diretores das Escolas da Rede Pública Municipal de Maceió:

Emília Soares de Albuquerque

XII – Representantes do Conselho Tutelar do Município de Maceió:

Inácia Adriana Correia Leite