Política

Calheiros e Arthur Lira se reaproximam

Para cientista político, os grupos que hegemonizam a política em Alagoas buscam ponto de equilíbrio para atuar na base de Lula

Por Tribuna Independente 06/01/2023 06h10
Calheiros e Arthur Lira se reaproximam
Renan Filho e Arthur Lira dialogaram sobre ‘aparar as arestas’ e buscar um bom diálogo entre Executivo e Legislativo - Foto: Reprodução

Logo após assumir o Ministério dos Transportes, o ex-governador e senador eleito, Renan Filho (MDB) entrou em contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O gesto de reaproximação é visto pelo cientista político Ranulfo Paranhos como tática para evitar “soma zero” aos dois grupos que atualmente hegemonizam a política alagoana.

À reportagem da Tribuna Independente, o cientista político destaca o interesse dos grupos dos Calheiros e dos Lira em encontrar o ponto de equilíbrio para que possam atuar dentro do governo Lula (PT), o que não significa que deixarão de disputar espaços localmente.

“Os grupos tentam encontrar o ponto de equilíbrio para que possam atuar dentro do governo Lula. Há tensão entre eles. O grupo do Renan é muito forte nesse momento e do Arthur Lira quer se fortalecer mais. Há tensão local entre eles, com poder e influência, mas querem poder em nível nacional”, pontua. “A primeira possibilidade é de eles declararem guerra e, lá em Brasília, esse jogo pode ser de soma zero. Os dois perdem nesse caso. Ou entram em acordo, mesmo separados como grupos e lutam por espaço dentro do governo lula. Essa pode ser a decisão mais acertada”, completa Ranulfo Paranhos.

O cientista político destaca que ambos os grupos possuem vasta experiência política e que até já foram aliados no passado.

“Vamos lembrar que estamos falando de dois grupos de profissionais da política e não que chegaram lá agora e sabem jogar o jogo político. Talvez essa seja a decisão mais acertada [aproximação], jogar o jogo político. Eles já foram aliados no passado, quando o grupo de Arthur nem era tão forte, quando o Benedito liderava, e entendem que nesse momento as questões pessoais não são a pauta central, que são os interesses políticos”, comenta Ranulfo Paranhos à Tribuna.

O contato entre Renan Filho e Arthur Lira foi revelado pelo próprio emedebista ao jornalista Edvaldo Júnior. “Conversei com o Arthur Lira e disse a ele que precisamos deixar de lado as diferenças, nesse momento que começa um novo governo, por Alagoas. Foi uma boa conversa. Ele demonstrou que também está disposto a trabalhar numa pauta comum dentro dos interesses do Estado”.

Mas falas de reaproximação também foram realizadas durante a solenidade de diplomação dos eleitos nas eleições de 2022, realizada na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, em 19 de dezembro.