Política

Renan Filho diz que resultado das urnas restaurou a democracia e pediu união dos eleitos para reconstruir o país

Senador eleito fez um discurso com duras críticas aos ataques sofridos pelo sistema eleitoral brasileiro durante o pleito deste ano

Por Assessoria 16/12/2022 16h48 - Atualizado em 16/12/2022 16h54
Renan Filho diz que resultado das urnas restaurou a democracia e pediu união dos eleitos para reconstruir o país
Renan Filho durante discurso em sua diplomação - Foto: Edilson Omena

Diplomado como senador pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) na manhã desta sexta-feira (16), Renan Filho (MDB) fez um discurso com duras críticas aos ataques sofridos pelo sistema eleitoral brasileiro durante o pleito deste ano e classificou a cerimônia como um ato de restauração da democracia.   

Em sua sexta diplomação para um cargo eletivo, o senador prometeu um mandato de compromisso com Alagoas e disse que o evento era mais do que uma atividade normal, pelo seu caráter histórico.

“Em 24 anos, desde a redemocratização, nenhuma eleição foi tão difícil como essa. Parabenizo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas pela condução exemplar no pleito. Essa solenidade é, sobretudo, a expressão do voto popular respeitado, é a expressão democrática do povo alagoano sendo respeitada aqui pelos eleitos”, disse.

Renan Filho dispensou a leitura do discurso que havia preparado, mas fez uma ressalva ao presidente do TRE que o texto deixa registrado um desagravo aos ataques sofridos pelo Poder Judiciário brasileiro ao longo dos últimos anos. Ele citou ainda a atuação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes, a quem classificou como “gigante”.

Durante a cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas, o senador diplomado foi aplaudido quando fez um apelo ao deputado federal Arthur Lira (PP) para agilizar a aprovação da PEC do Bolsa-Família na Câmara, que classificou como imprescindível para tirar o Brasil do Mapa da Fome.

“Percebi que seu trabalho tem sido intenso para aprovar a PEC. Ela é fundamental para que 2023 comece de forma sóbria, serena e tenhamos um início de governo que seja capaz de colocar o Brasil de volta ao caminho do desenvolvimento”, afirmou.

Renan Filho disse ainda que é preciso desarmar os palanques em nome da reconstrução do país e do desenvolvimento de Alagoas. “Que comece assim e vá até o final dos nossos mandatos. Farei, nesses anos, um trabalho pela pacificação do Estado e pela manutenção do avanço que esse Estado teve ao longo dos últimos anos”.

Por fim, o senador agradeceu seus eleitores. “Nosso partido, o MDB, elegeu 14 deputados estaduais e a nossa aliança mais de vinte, além de senador e governador. Somos responsáveis pelo avanço e progresso de Alagoas e é nessa direção que vamos seguir”, concluiu.