Política

Paulo Dantas garante 4 secretários e comando das polícias em Alagoas

Governador concedeu entrevista coletiva para divulgar resultados do setor de segurança pública do Estado

Por Carlos Amaral com Tribuna Independente 03/12/2022 08h07
Paulo Dantas garante 4 secretários e comando das polícias em Alagoas
Governador Paulo Dantas destacou o trabalho da segurança pública na proteção dos alagoanos durante entrevista coletiva realizada na sexta-feira (2) - Foto: Sandro Lima

Durante entrevista coletiva, realizada na sexta-feira (2) no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas (MDB) adiantou a permanência de quatro secretários, mais os chefes da Polícia Militar e da Polícia Civil para o próximo mandado, que inicia em 1º de janeiro.

Ao ser questionado sobre a permanência de Flávio Saraiva à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Paulo Dantas confirmou a continuidade dele e de mais cinco peças-chave de seu governo.

“O secretário Flávio segue na SSP. Aliás, todos que estão aqui seguem no governo para os próximos quatro anos”, disse o governo estendendo a fala ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; ao delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; Luiza Barreiros, do Gabinete Civil; Renata dos Santos, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag); Joaldo Cavalcante, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

A entrevista coletiva foi realizada para apresentar dados da segurança pública do mês de novembro e, segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, o índice de homicídios para o último mês – no comparativo com novembro de 2021 – caiu 20% no estado.

Sobre as apreensões, em novembro 2021 foram retirados das ruas 295 kg de drogas e em novembro deste ano, 238 kg. Já em relação às armas de fogo, em 2021 foram 162, e 139 armas em 2022.

Os registros de roubos a transeuntes caíram de 413 em novembro 2021 para 391 neste ano.

Para Flávio Saraiva, a integração dos setores de inteligência das polícias foi fundamental para a melhora dos números.

“Hoje, todas as ocorrências são recebidas por todos que, a partir daí, decidem como proceder”, comenta o titular da SSP.

Ainda durante a coletiva, foi confirmada a realização de concurso público para delegado de polícia. Segundo a secretária Renata dos Santos, o certame será para 50 vagas, mas 50 já aprovados também serão convocados, totalizando 100 novos delegados.

O edital para o concurso a delegado de Polícia será publicado até a próxima segunda-feira (5) no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Traria risco para a Polícia Civil, caso a quantidade de delegados que podem se aposentar, decidirem por fazer isso. Teríamos problemas de alocação”, comenta a titular da Seplag ao justificar o adiamento da realização do novo certame já com alguma proximidade da publicação do edital. “Após muita discussão da equipe de transição, verificamos que a quantidade de vagas ofertadas no certame traria um risco para a Polícia Civil pela quantidade de delegados que estão para se aposentar pela continuidade do trabalho. Por isso, levamos para o governador a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas para o concurso de 11 de dezembro”.

Renata dos Santos também adiantou que as inscrições serão reabertas.

“É uma notícia de última hora e alguns concurseiros ficarão chateados, alguns com voos e hotéis reservados, mas foi feita essa análise. Vão ter mais tempo de estudar e mais chances”.

O reforço no efetivo da segurança também foi comentado pelo governador Paulo Dantas.

“Já vamos nomear para a Polícia Militar os já aprovados no último concurso no início de 2023 e também pretendemos fazer concurso para a Polícia Penal e para a Polícia Científica”, adianta o governador.

Paulo Dantas defendeu a realização de outras políticas públicas como indutor da redução da violência, como o fortalecimento do acesso à educação e da geração de empregos.

“Hoje, temos um governo estruturado, inclusive em políticas públicas. Políticas públicas precisam estar estruturadas em todas as secretarias porque se, por acaso, alguém sair para trabalhar em outro local, tudo segue em andamento. O governo não é só o governador e sua equipe de secretários, o governo são todos os servidores”, afirma Paulo Dantas.

O governador destacou o fato de o próximo governo Lula (PT) analisar a implantação do programa Escola 10 em nível nacional. “Nosso programa Escola 10 será usado pelo governo Lula por ser um exemplo de política pública que funciona e garante a presença escolar e reduz a violência”, comemora.