Política

Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro é o mais novo cidadão maceioense

Carioca de nascimento, secretário da Fazenda recebe reconhecimento do governador Paulo Dantas e da Câmara de Vereadores de Maceió

Por Wellington Santos / Agência Alagoas 02/12/2022 20h17 - Atualizado em 02/12/2022 23h01
Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro é o mais novo cidadão maceioense
Governador Paulo Dantas prestigiou a homenagem ao seu principal auxiliar das finanças e destacou as qualidades de Santoro à frente da gestão - Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

Em sessão solene ocorrida nesta sexta-feira (2), na Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, tornou-se o mais novo cidadão honorário da capital alagoana, por iniciativa da Câmara de Vereadores.

O governador Paulo Dantas prestigiou a homenagem ao seu principal auxiliar das finanças e destacou as qualidades de Santoro à frente da gestão. “George Santoro sempre se dispôs a promover uma política financeira pensando nos mais humildes, valorizando a educação, a infraestrutura, o servidor público e todos os projetos de interesse do Estado. Mas, para isso, é preciso ter dinheiro e ter planejamento, controle nas contas públicas, de forma responsável e promovendo ajuste fiscal. E foi exatamente isso que este nosso secretário carioca fez ao longo destes oito anos aqui na terra que o abraçou”, ressaltou o governador.

A solenidade, presidida pelo vereador Chico Filho (PSC) e também propositor da honraria ao secretário da Fazenda, contou com a presença de várias personalidades políticas, entre elas, o vice-governador José Wanderley Neto; do Judiciário e da classe produtiva alagoana.

A proposição foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara de Vereadores de Maceió em reconhecimento ao trabalho realizado em prol do Estado na pasta fazendária desde o início da gestão do ex-governador Renan Filho, em 2015.

“A concessão de título de cidadão maceioense teve aprovação de forma unânime dos vereadores desta Casa legislativa e teve como resultado o sucesso no desenvolvimento de nossa terra. O secretário [George] Santoro, antes, era um auxiliar das finanças desconhecido, mas, hoje em dia, é um dos cidadãos mais conhecidos de Alagoas, porque fez da sua gestão a marca do diálogo e, principalmente, da responsabilidade fiscal, gerando o equilíbrio financeiro do Estado”, destacou o vereador Chico Filho.

Representando o setor produtivo da capital alagoana, o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, destacou a capacidade de diálogo do homenageado. “Com o senhor, reconhecemos que o diálogo com o setor produtivo e empresarial alagoano melhorou muito, um fato que sempre teve um histórico complexo, com vários secretários da Fazenda. Por isso, é mais que justo esse título de cidadão maceioense”, reconheceu o empresário Kennedy Calheiros.

Em discurso de agradecimento, Santoro anuncia crescimento do PIB alagoano

Visivelmente emocionado, o mais novo cidadão maceioense agradeceu a honraria ao propositor Chico Filho, aos vereadores e à família, e fez questão de anunciar, no seu discurso, uma boa notícia para a continuidade do bom desempenho do Estado no viés econômico.

“Ao longo desses oito anos, o nosso Produto Interno Bruto (PIB) esteve no patamar de 0,7%. Mas, graças, ao impacto positivo na política de saneamento implantada recentemente neste governo, Alagoas vai alcançar o patamar de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, o que nos deixará entre os quatro melhores desempenhos no País”, informou o homenageado.

Em seguida, Santoro fez uma retrospectiva de sua vida em Alagoas. “Felicidade é o sentimento que me toma neste momento, com esta honraria, porque, desde que cheguei a Alagoas, fui muito bem acolhido por todos. É uma satisfação receber esse título. Neste período todo que estamos aqui buscamos fazer um trabalho muito importante na questão fiscal, e sinto-me muito feliz em ter contribuído para o desenvolvimento deste Estado que aprendi a amar”, completou.

Decreto e currículo do homenageado

O Decreto Legislativo promulgado pela Câmara Municipal de Maceió concedendo o título de cidadão honorário da capital alagoana a George Santoro é o de número 836, de 10 de novembro de 2022. Em Alagoas desde 2015, por ocasião de sua nomeação para o cargo de secretário de Estado da Fazenda, George André Pallermo Santoro é natural do Rio de Janeiro e já exerceu a carreira militar na Força Aérea Brasileira (FAB).

Formado em Direito, é concursado pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e também é professor, mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School, com especialização em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Trabalho e Previdência pela Universidade Cândido Mendes.