Política

Ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, pode voltar ao comando do PSB em Alagoas

Legenda está sem diretório em Alagoas desde que JHC trocou o partido pelo PL, de Jair Bolsonaro, em outubro deste ano

Por Carlos Amaral com Tribuna Independente 24/11/2022 06h13 - Atualizado em 24/11/2022 12h56
Ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, pode voltar ao comando do PSB em Alagoas
Kátia Born reforçou que o PSB é uma legenda importante e precisa estar na base de Paulo Dantas - Foto: Sandro Lima/arquivo

A ex-prefeita de Maceió, Katia Born, pode retornar ao comando do PSB em Alagoas. Atualmente no PDT, de Ronaldo Lessa, ela e seu grupo deixaram a legenda socialista em 2017 após disputas internas com o atual prefeito de Maceió JHC, que deixou o partido para se filiar ao PL, de Jair Bolsonaro, após o primeiro turno das eleições deste ano.

À Tribuna Independente, Katia Born reforça o diálogo com vice-prefeito de Maceió e vice-governador eleito, além da garantia da sigla na base de apoio do governador Paulo Dantas (MDB).

“Qualquer decisão minha passa por Ronaldo Lessa. É importante o PSB ficar no grupo do governador Paulo Dantas”, diz a ex-prefeita de Maceió.

Ela também destaca o papel do partido na atual conjuntura nacional, que tem Geraldo Alckmin como vice-presidente eleito na chapa com Lula (PT), mas destaca que o comando do partido em Alagoas pode ficar a cargo de outra pessoa.

“O PSB é um partido muito importante no contexto nacional e não precisa necessariamente ser o meu nome [para presidir o PSB em Alagoas]”, comenta Katia Born à Tribuna.

SEM DIREÇÃO

Desde o dia 20 de outubro, o PSB em Alagoas está sem diretório por causa da saída de JHC e seu grupo do partido. Ou seja, há mais de um mês aquela que já foi a legenda mais forte do estado não tem representação formal por aqui.

JHC assumiu o comando do PSB alagoano após série de disputas internas com o grupo de Katia Born, que também teve momentos de rixas internas com o grupo ligado à deputada federal Tereza Nelma, hoje no PSD, após deixar o PSDB por problemas com o senador Rodrigo Cunha, que se filiou este ano ao União Brasil.

A filiação de JHC ao PL não causou estranheza a quem acompanha, minimamente, a política alagoana, apesar de certo alarde da imprensa nacional, porque há muito o PSB em Alagoas já tinha um pé no chamado bolsonarismo.

Ainda quando se elegeu prefeito de Maceió em 2020, JHC contou com o apoio de primeira hora do deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e em suas fileiras tinha o vereador Fábio Costa, eleito deputado federal pelo PL.

A conduta do vereador, inclusive, motivou a procura da também vereadora Teca Nelma (PSD) ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que chegou a gravar vídeo dizendo para Fabio Costa deixar a legenda, em julho de 2021. “Está no partido errado”, afirmou o parlamentar fluminense.

Essa movimentação fez surgir burburinho de que a Nelma estaria no caminho de volta ao PSB, uma vez que a relação no PSDB já andava bem azeda.

TRANSIÇÃO

A deputada federal Tereza Nelma foi indicada para a Comissão de Transição do governo Lula por Geraldo Alckmin, coordenador dos trabalhos, nesta terça-feira (22), para integrar o grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“Prontamente aceitei o desafio. Contem comigo pela reconstrução do Brasil”, postou Tereza Nelma em suas redes sociais.