Política

Câmara convida MP para acompanhar elaboração de edital para concurso público

Realização do certame é um compromisso da atual gestão da casa que pretende oxigenar a administração

Por Dicom CMM 23/11/2022 14h56 - Atualizado em 23/11/2022 17h34
Câmara convida MP para acompanhar elaboração de edital para concurso público
Representantes da Câmara de Maceió realizaram visita institucional ao MP - Foto: Dicom CMM

A visita institucional do presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto (MDB), ao procurador Geral de Justiça, Márcio Roberto, e a promotores do Ministério Público estreitou as relações do órgão com a Casa. Com uma pauta ampla, entre os vários assuntos abordados, o órgão foi convidado a integrar a futura comissão de elaboração do concurso público da Casa de Mário Guimarães.

O encontro, que contou com a presença do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Chico Filho (MDB), marca um compromisso da atual gestão do parlamento municipal com a transparência da máquina pública.

"Como poder legislativo, que tem a responsabilidade de representar os interesses da população, também precisamos estar preparados para a nova realidade administrativa que precisa ser oxigenada. Reconhecemos a importância dos nossos servidores em atividade, mas há necessidade de projetarmos o poder para o futuro", disse Galba.

Galba explicou que os levantamentos que indicarão as áreas a serem ofertadas estão sendo realizados. Por outro lado, a preparação do certame, em especial com a elaboração legal do edital, precisa ser feita em conformidade com a lei.

De acordo com o chefe do MP, a iniciativa é de fundamental importância para garantir a gestão responsável da Casa. Por isso, garantiu total apoio a proposta que atende à exigência legal para o serviço público.

"Nós temos feito um trabalho em todo o Estado para sensibilizar os gestores quanto à necessidade de seguir rigorosamente a maior lei do país, que é a Constituição. Recebemos com satisfação e vamos acompanhar de perto a realização do certame", disse Márcio Roberto.

A expectativa é de que o Poder Legislativo Municipal consiga concluir o edital e realizar o concurso no ano de 2023, para garantir posterior convocação antes do calendário eleitoral de 2024.