Política

Padre que votou em Lula e estava sendo perseguido é encontrado morto dentro de paróquia do PR

José Aparecido Bilha, de 63 anos, era pároco em Guaíra. Polícia Civil fala de suicídio, mas moradores da cidade contam que clérigo vinha sofrendo ameaças por declarar voto em Lula

Por Henrique Rodrigues com Revista Fórum 22/11/2022 06h40
Padre que votou em Lula e estava sendo perseguido é encontrado morto dentro de paróquia do PR
Padre José Aparecido Bilha, encontrado morto no Paraná com um ferimento no pescoço - Foto: Diocese de Toledo

O padre José Aparecido Bilha, de 63, lotado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do município de Guaíra (PR), foi encontrado morto dentro da própria igreja nesta segunda-feira (21), com um ferimento profundo no pescoço, ao lado de uma faca, que se presume ter sido utilizada para feri-lo.

A Polícia Civil do Paraná passou boa parte desta tarde realizando trabalhos de perícia no local e as primeiras informações são de que a principal linha de investigação aponta para um suicídio. No entanto, nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, populares da região afirmam que o padre, assim como alguns fiéis de sua paróquia, vinha sendo ameaçado e intimidado por bolsonaristas após o clérigo ter declaro voto em Lula (PT) e ter falado sobre programas sociais dos governos do partido durante as homilias.

A Diocese de Toledo (PR), responsável pela área onde padre Cido, como era chamado, evangelizava, emitiu uma nota mais cedo lamentando o trágico acontecimento, na qual diz estar acompanhando junto às autoridades de Segurança Pública a investigação sobre o que de fato aconteceu com o pároco, que era natural de Assis Chateaubriand (PR).

“A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e seu clero, manifestam o profundo pesar pelo falecimento do Pe. José Aparecido Bilha, 63 anos. Ele estava no exercício de seu ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Guaíra, e foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente desta segunda-feira, 21 de novembro. Externamos condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia. Informamos ainda que o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela Diocese. Rogamos a Deus que, na sua misericórdia, acolha este irmão no sacerdócio que dedicou sua vida pelo bem dos fiéis", diz o comunicado.