Política
Renan Filho participa de evento internacional de infraestrutura e diz que país precisa avançar na agenda do saneamento
O senador eleito Renan Filho (MDB) foi moderador do painel “Investimentos em Sustentabilidade Social e Ambiental – Saneamento” durante o Fórum Investimentos em Infraestrutura, que acontece até esta sexta-feira (18), em Lisboa, Portugal. Ele conduziu a discussão entre os especialistas e defendeu a implementação de uma agenda imediata no Brasil para avançar na universalização do saneamento básico e acesso à água.
“Essa discussão da infraestrutura internacional feita aqui nesse evento é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e humano de todo o planeta. O saneamento básico é muito importante para o desenvolvimento do Brasil por dois motivos: primeiro, porque é um dos segmentos onde se pode carrear um dos maiores volumes de investimento e investir mais significa gerar emprego e promover o crescimento econômico do país. Por outro lado, ele tem uma forte sinergia com a melhoria da saúde pública, principalmente, de crianças pequenas e de idosos. Por isso, é fundamental o Brasil avançar nessa agenda do saneamento básico, que já foi vencida no mundo inteiro. Discutir isso aqui na Europa nos dá ainda a demonstração clara que o país precisa percorrer esse caminho”, afirmou o senador eleito.
O painel contou a participação da Diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil, Verônica Sánchez, e os debatedores Joisa Dutra, diretora do Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas; Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto, conselheiro e corregedor Nacional do Ministério Público, e Gabriel da Silveira Matos, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça do Brasil.
As discussões tiveram como foco a importância de investir em saneamento básico para fomentar o desenvolvimento do Brasil, as metas do Marco Legal do Saneamento, o papel das agências reguladoras e o seu monitoramento, inovação e qualidade dos serviços prestados.
O ex-governador ressaltou que Alagoas foi o primeiro estado do país a aplicar o Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização do abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o país até 2033, e referência nacional na concessão, com uma captação de R$ 9,15 bilhões entre outorgas e investimentos privados.
O ciclo de debates que acontece na capital portuguesa é uma iniciativa do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) e busca contribuir para a escolha de um novo plano estratégico para o Brasil, que tem uma das mais baixas taxas de investimento do planeta. O evento reúne alguns dos maiores especialistas no tema e autoridades de diversas áreas, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, embaixador do Brasil em Portugal Raimundo Carreiro, e o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Mais lidas
-
1Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
2Enquete!
Camila, Sacha e Yuri na Roça: quem vai sair de A Fazenda 16?
-
3Tragédia
Acidente em rodovia de Pernambuco deixa dois alagoanos mortos
-
4Quebrou o pescoço
Jovem morre após perder o controle da moto em Arapiraca
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?