Política

Presidente do TCU reafirma que auditoria não encontrou irregularidades em urnas eletrônicas

Bruno Dantas conversou com o jornalista Valtenor Leôncio, da TV Cidadã

Por Thayanne Magalhães 18/11/2022 07h48 - Atualizado em 18/11/2022 15h29
Presidente do TCU reafirma que auditoria não encontrou irregularidades em urnas eletrônicas
Jornalista Valtenor Leôncio entrevista o Presidente do TCU, Bruno Dantas - Foto: TV Cidadã

Em entrevista à TV Cidadã, o Presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, reafirmou que auditoria não encontrou nenhuma irregularidade em urnas auditadas pelo órgão. Qualquer cidadão pode ter acesso ao relatório acessando o site do TCU.

Durante a entrevista, que aconteceu na noite de quinta-feira (17), durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que está sedo realizado no Rio de Janeiro, Bruno Dantas também falou sobre o relatório que entregou ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

“O TSU realizou uma ampla auditoria em todo o sistema eletrônico de votação no Brasil. Nós auditamos desde a compra das urnas eletrônicas até a implantação do software que funciona nessas urnas. Nós checamos como se dá o armazenamento dessas urnas, a capacitação dos servidores da Justiça Eleitoral e depois, de termos verificado tudo isso, nos concluímos que o Sistema Eleitoral Eletrônico no Brasil é absolutamente auditável, em todas as suas etapas”, reforçou.

“Fizemos também uma verificação, como etapa dessa grande auditória, no dia da eleição, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, e após fazermos uma comparação de mais de mil seções eleitorais, com uma checagem de mais de 5 milhões de cruzamento de dados, concluímos que os dados divulgados pelo TSE foram absolutamente idênticos àqueles que foram digitados por cada eleitor brasileiro, no momento de exercer seu direito ao voto”, concluiu o presidente em exercício do TCU.

A matéria completa pode ser assistida na programação da TV Cidadã (canal 35.2) e no YouTube.