Política

79 mil militares receberam Auxílio Emergencial de forma irregular, diz TCU

Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, revelou a informação em coletiva após entrega de relatório ao gabinete de transição

Por Raphael Sanz com Revista Fórum 17/11/2022 06h34
79 mil militares receberam Auxílio Emergencial de forma irregular, diz TCU
Bruno Dantas, presidente inteirno do TCU, e Geraldo Alckmin, chefe do gabinete de transição e vice-presidente eleito - Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Durante coletiva para jornalistas nesta quarta-feira (16), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde funciona o gabinete de transição, o presidente interino do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, revelou que 79 mil militares receberam o Auxílio Emergencial de forma irregular durante a pandemia.

“No início do pagamento do Auxílio Emergencial, a lista dos beneficiários estava disponível apenas para o Ministério da Cidadania. O TCU identificou logo no primeiro mês, mais de 79 mil militares que recebiam indevidamente o benefício (...) Um dos critérios de elegibilidade era de que as pessoas fossem desempregadas, então quem era militar não podia receber aquele auxílio”, explicou Dantas.

Dantas ainda contou aos jornalista que, ao tomar conhecimento do dado supracitado, a primeira medida do TCU foi determinar ao Ministério da Cidadania que a lista com todos os beneficiários se tornasse pública, na internet, como mandam os manuais de transparência.

Assista, a seguir, trecho da declaração publicado pelo portal Metrópoles

Mais cedo, o presidente do TCU entregou dois relatórios sobre a gestão Bolsonaro ao gabinete de transição, que tem o futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) à cabeça. Em um dos documentos são listados 29 tópicos considerados “de risco”, com os quais o novo governo terá de lidar e, no outro, é feito um balanço das políticas públicas nos últimos quatro anos, além de detalhar as contas e os gastos do atual presidente. Dantas ainda prometeu entregar nos próximos dias um relatório comparativo entre os programas Auxílio Brasil e Bolsa Família.