Política

No feriado da Proclamação da República, Paulo Dantas transfere sede do Governo para Marechal Deodoro

Marechal Deodoro foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839

Por Agência Alagoas 15/11/2022 16h31
No feriado da Proclamação da República, Paulo Dantas transfere sede do Governo para Marechal Deodoro
Governador Paulo Dantas e o prefeito Cacau colocam uma coroa de flores no monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca - Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

Primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, o município de Marechal Deodoro voltou a ser a sede administrativa do Estado neste feriado que celebra os 133 anos da Proclamação da República do Brasil. A instalação foi oficializada pelo governador Paulo Dantas e pelo prefeito do município, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau.

"A gente transfere o Governo de Alagoas aqui para Marechal Deodoro. O nosso querido Marechal foi o primeiro presidente da República, o proclamador da nossa República. E a gente vem aqui homenagear essa cidade, que tem uma riqueza cultural e histórica relevante, não só para Alagoas, mas para o Brasil. Marechal também foi a nossa primeira capital e estamos aqui para relembrar toda essa história e para deixar a cidade no centro de Alagoas e do Brasil", pontuou o governador.

Paulo destacou as obras que vêm sendo tocadas pelo Governo de Alagoas em Marechal. "Vamos tocar o governo hoje de maneira ordinária, como a gente toca todos os dias. Vamos assinar decretos, encaminhar publicações, conversar com os secretários. Em Marechal, a gente toca obras importantes como a UPA, que já está 40% equipada. Uma obra importante para auxiliar o serviço de saúde do município. Têm também convênios para pavimentação e outras parcerias importantes que vão elevar a administração do prefeito Cacau e, sobretudo, melhorar a vida das pessoas que vivem aqui".

O governador agradeceu ao prefeito e aos vereadores pela homenagem recebida ao ser condecorado com a Comenda Municipal Rosa da Fonseca, instituída pela Lei Municipal 1.287, em 29 de julho de 2019, e que distingue personalidades com relevantes serviços ao município de Marechal Deodoro.

A solenidade de entrega da Comenda Rosa da Fonseca homenageou 14 pessoas, incluindo o governador Paulo Dantas e o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão.

O prefeito lembrou que hoje é um dia muito especial para Marechal Deodoro, pelo fato de o município voltar a ser a sede do Governo de Alagoas." É com muito prazer que recebo o nosso governador reeleito. Teremos um dia com diversas atividades, resgatando principalmente nossa cultura".

A solenidade foi realizada no Palácio Provincial, na manhã desta terça-feira (15). Antes, o governador e o prefeito depositaram uma coroa de flores em frente ao busto do proclamador da República, o Marechal Deodoro da Fonseca. Em seguida, participaram do hasteamento das bandeiras.

Secretários estaduais e municipais, diretores de órgãos, vereadores, dentre outras autoridades, prestigiaram a solenidade de instalação da sede administrativa do Governo do Estado em Marechal Deodoro. Logo após, a comitiva assistiu ao desfile cívico-militar, ocorrido no Largo do Palácio Provincial.

Marechal Deodoro

O município de Marechal Deodoro é localizado na Região Metropolitana de Maceió. Foi fundada em 1611, como povoado de Vila Madalena de Subaúma. Foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, quando a sede administrativa da província passou a ser Maceió. Em 1939, a cidade recebeu o nome atual, em homenagem ao proclamador da República.