Política

Projeto de Lei de Fátima Canuto que obriga realização de cirurgia de lábio leporino é aprovado pela ALE

Por Assessoria 09/11/2022 10h37
Projeto de Lei de Fátima Canuto que obriga realização de cirurgia de lábio leporino é aprovado pela ALE
Projeto de Lei de Fátima Canuto que obriga realização de cirurgia de lábio leporino é aprovado pela ALE - Foto: Assessoria

Mais um projeto importante para a saúde pública dos alagoanos de autoria da deputada estadual Fátima Canuto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas. Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (8), os parlamentares aprovaram, em segundo turno, a matéria que torna obrigatória a cirurgia reparadora de fissura lábio-palatina na Rede Pública de Alagoas.

Segundo o projeto, cabe ao Estado, por meio das unidades de saúde ou conveniadas, prestar serviço gratuito de cirurgia plástica reconstrutiva de fissura lábio-palatina, bem como o tratamento pós cirúrgico, que inclui fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e demais especialidades relacionadas à recuperação e tratamento integral. Em caso da fissura ser detectada e confirmada ainda no pré-natal ou ainda na maternidade, o paciente deve ser encaminhado aos centros especializados logo após o nascimento do bebê.

Com intensa atuação pela promoção de saúde e qualidade de vida, a deputada Fátima Canuto destacou a importância da aprovação pela Assembleia Legislativa. “A cada mil crianças nascidas no Brasil, uma nasce com lábio leporino. Essa condição, no entanto, pode ser reparada logo após o nascimento do bebê e vai proporcionar qualidade de vida para milhares de crianças, que, quando não têm acesso à cirurgia, são muito prejudicadas, chegando até a deixar de frequentar a escola. Essa aprovação foi de extrema importância para a saúde do nosso estado”, afirmou a deputada.

A fissura lábio-palatina, também conhecida como lábio leporino, são defeitos congênitos que ocorrem durante o início do desenvolvimento embrionário. Os cientistas acreditam que uma combinação de fatores genéticos e do meio ambiente podem ocasionar essa condição. A fenda é resultante da falta de tecidos e músculos na região oral, podendo atingir somente o lábio superior ou estender-se até o palato, o chamado “céu da boca”.