Política

Com grande público em Maceió, Lula agradece votação de alagoanos

Ex-presidente destaca importância do Nordeste para o Brasil e ressalta diferença de tratamento dispensada por Jair Bolsonaro

Por Tribuna Independente 13/10/2022 19h12 - Atualizado em 14/10/2022 11h35
Com grande público em Maceió, Lula agradece votação de alagoanos
Lula discursou em trio elétrico na Praça Deodoro - Foto: Edilson Omena

O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve nesta quinta-feira (13), em Maceió, para atividade de campanha, mais uma que ele tem feito por estados do Nordeste desde a quarta-feira (12), em Salvador. Em passeata, apoiadores do petista e do governador Paulo Dantas (MDB) percorreram algumas ruas do Centro da capital alagoana até a Praça Deodoro, local onde foram realizados os discursos.

“Estou fazendo essa viagem em agradecimento a quem votou em mim e no Paulo. E quase que a gente ganha no primeiro turno”, comenta Lula em seu discurso.

O ex-presidente ainda destacou a importância do Nordeste para o Brasil e ressaltou a diferença de tratamento dispensada por Jair Bolsonaro (PL). “Estou disputando com alguém que não gosta de nordestino. Ele disse que aqui só tem analfabeto. Pois saibam que tenho orgulho de ser nordestino e que nunca me conformei com o Nordeste aparecendo como a região com os piores indicadores”, disse Lula.

Em outro momento, Lula se dirige a Paulo Dantas e reforça a defesa do emedebista.

“Seu caso me faz lembrar o meu. Me impediram de ser candidato [2018] e querem fazer o mesmo com você. Eu sempre considero todos inocentes até prova em contrário. Se acham que devem investigar, investiguem, mas não é possível aceitar qualquer tipo de condenação prévia”, afirma Lula.

Grande número de pessoas acompanhou o discurso de Lula em Maceió (Foto: Edilson Omena)

O ex-presidente também destacou o papel do senador Renan Calheiros na CPI da Covid no Senado.

“Renan, seu papel como relator da CPI foi brilhante. Seu relatório será a base para colocarmos o [Eduardo] Pazzuelo na cadeia”, afirma Lula em referência ao ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro.

Mas Lula foi o último a falar. Antes dele, falou Paulo Dantas que não perdeu a chance de rebater Rodrigo Cunha (União Brasil) e Arthur Lira (PP).

“Mentiram no primeiro turno e agora montaram uma grande armação, mas não devo nada à Justiça. Rodrigo Cunha, Arthur Lira, vocês não são soberanos e quem vai escolher o governador é o povo de Alagoas”, afirmou o emedebista. “No primeiro turno andamos por toda Alagoas com mensagem de trabalho que prioriza quem mais precisa. Vamos ampliar a diferença agora no segundo turno. Nossa campanha olha no olho e não permite fake news”, completa Paulo Dantas.

Ronaldo Lessa também alfinetou os adversários e lembrou de quando foi governador, tendo Lula como presidente.

“Hoje é o dia que a gente tira do peito a vontade de dizer que o povo é soberano. Paulo trabalhou e Alagoas vai crescer ainda mais com ele no governo. Quando governei Alagoas, o Lula deu as condições para fazermos o aeroporto e o Canal do Sertão. Foi Lula como presidente que tirou essa obra do papel”, lembra Ronaldo Lessa.

Caminhada saiu da Praça dos Martírios e seguiu até a Praça Deodoro (Foto: Adailson Calheiros)

Já o senador eleito Renan Filho (MDB) afirmou que Paulo Dantas será um governador melhor do que ele foi.

“Paulo será um governador melhor do que eu porque vai pegar a casa arrumada e com recursos para investimento. E também porque eu governei com o Bolsonaro como presidente. Paulo vai governar Alagoas tendo o Lula como presidente”, discursou Renan Filho.

O senador Renan Calheiros (MDB) foi o primeiro, entre as figuras da política, a discursar. E seu tom foi de rebater os ataques dos adversários.

“Quem não tem a confiança, fala pelas tramas e enganação. Lula deu ‘lapada’ no primeiro turno; Paulo deu ‘lapada’ no primeiro turno. E Alagoas não vai faltar à reconstrução do Brasil e a vantagem de Lula e Paulo vai aumentar no segundo turno” discursa. “Renan Filho se elegeu, Paulo venceu no primeiro turno e vai vencer no segundo”, completa Renan Calheiros.

Tags: