Política

Reunião no MPT discute assédio a trabalhadores e dirigentes sindicais

Por Redação 13/10/2022 11h01
Reunião no MPT discute assédio a trabalhadores e dirigentes sindicais
Reunião no MPT com dirigentes sindicais discute assédio a trabalhadores e a lideranças de classe - Foto: Sandro Lima

Uma reunião entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas e dirigentes sindicais foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) na sede do órgão, localizada no bairro de Jatiuca, em Maceió, para discutir a situação de assédio a diretores das entidades de classe e a trabalhadores.

Além disso, também se abordou as recentes denúncias de assédio eleitoral por parte de empresas e patrões contra trabalhadores.

Para Albegermar Cassimiro, presidente da Força Sindical em Alagoas, o momento do país é de alerta.

“Essa reunião foi a primeira com o movimento sindical porque os patrões estão até segurando o título de eleitor dos trabalhadores para os impedirem de votar. Vamos procurar os dirigentes sindicais e as demais centrais sindicais para chamá-los para organizarmos um seminário sobre esse tema. Os trabalhadores estão até com medo de declarar voto”, comenta Albegemar Cassimiro sobre os crescentes casos de assédio eleitoral junto aos trabalhadores.

Já Dilson Tenório, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas (Sintep), ressalta a importância de os dirigentes sindicais poderem exercer sua função sem empecilhos.

“É de suma importância todos os sindicatos abraçarem essa causa para que possamos discutir a questão do assédio eleitoral, que passa por vários aspectos. Você ser coagido a votar em quem o patrão quer, seja para que lado for, não pode acontecer. O dirigente sindical tem de cumprir seu papel de maneira tranquila, sem ser coagido. Em muitas categorias, o dirigente sindical não consegue cumprir seu papel junto aos trabalhadores”, comenta Dilson Tenório.

FAKE NEWS


Tem circulado nas redes sociais um card com a logo do MPT em que divulga um endereço e-mail para a realização de denúncias anônimas sobre assédio eleitoral. Esse card é falso.

“O MPT não recebe denúncias por e-mail e tampouco é possível fazer esse tipo de coisa por e-mail, pois todos são identificados. O MPT tem seus canais próprios para receber denúncias”, explica a assessoria de comunicação do MPT em Alagoas.