Política
Voto impresso no segundo turno das eleições é fake news
Informação falsa tomou conta das redes sociais logo após o término do 1º turno Fonte: Agência Senado
É falso que o voto impresso será adotado no segundo turno das eleições de 2022. O assunto tomou conta das redes sociais logo após o término do primeiro turno. Mas não existe possibilidade de a medida ser tomada porque não está prevista em lei.
Mesmo que fosse aprovada uma nova lei em caráter de urgência, não poderia ser usada agora porque a Constituição determina que as alterações na legislação eleitoral só podem ser aplicadas na eleição seguinte.
Nos últimos dias, várias postagens voltaram a divulgar uma publicação antiga sobre a sugestão (SUG) 9/2018, que propõe a implantação do “voto impresso em 100% das urnas". Foi acrescentada ao texto a informação errônea de que a consulta pública sobre a sugestão não está sendo divulgada e que “a esquerda está votando para parecer que o povo brasileiro não quer isso para continuar a manipulação dos resultados das eleições”.
A SUG 9 está em análise no Senado Federal desde 2018 e qualquer pessoa pode opinar sobre ela. O assunto já foi alvo de fake news e motivou publicação do Senado Verifica a respeito (leia aqui).
Para manifestar sua opnião ou verificar o andamento da SUG 9/2018 e o resultado da consulta basta acessar a página da tramitação da proposta na página do Senado na internet. A verificação sobre essas publicações foi solicitada por 12 usuários do Senado Verifica: Fato ou Fake nos últimos sete dias.
Mais lidas
-
1"Crime eleitoral''
GOL cancela voo entre Porto Alegre e Salvador após problema técnico às vésperas das eleições
-
2Parte alta
Motociclista morre após colisão entre duas motos na BR-104, em Maceió
-
3Aplicativos
Eleições 2026: saiba como acompanhar a apuração dos votos neste domingo (25)
-
4ELEIÇÕES 2026
Previdência, igualdade salarial e jornada de trabalho: o histórico de Flávio Bolsonaro sobre direitos sociais
-
5Concurso 3.073
Aposta de Maceió acerta a quina da Mega-Sena e leva R$ 23 mil




